sábado, 5 de março de 2011

PARTIDOS POLÍTICOS PIRATAS


A bandeira que vai acima é de um partido político, o Pirate Party, pois é, ele existe, foi criado no ano passado. O partido diz que a plataforma é melhorar a comunicação mundial eliminando as leis de patentes autorais. Isso para mim é pilhar o conhecimento e o dinheiro alheios. O Wikipedia diz que um desses partidos está ativo no Brasil. Seria apenas mais um.

Um das coisas que mais me entristece no Brasil é ver que não temos partidos políticos, com ideologias definidas e princípios claros. Todos se misturam, usam quaisquer ideologias e princípios para se manterem no poder. Isso ocorre no exterior? Sim, mas tudo é uma questão de medida e no Brasil a medida azedou muito a fórmula. Nos países desenvolvidos, os políticos tendem a eliminar os princípios para ficarem no comando, mas eles sofrem penalidades eleitorais quando fazem isso. Os eleitores nesses países são mais fiéis às ideologias que eles votaram e condenam os políticos que não a segue. Parece que no Brasil todos os partidos políticos são partidos piratas, eles estão aí para abocanhar o dinheiro público da maneira mais fácil e rápida, sem seguir regras, e, o pior, o povo continua votando neles.

Esse blog nasceu no dia 13 de maio do ano passado, e o primeiro post que escrevi estava estimulado por uma uma cena política esdrúxula na Inglaterra. Era a entrevista que mostrava a suposta "união" dos conservadores com os da extrema esquerda inglesa, representada pelo partido liberal-democrata. Isso só foi possível porque o conservador não é conservador em seus princípios ideológicos, os liberais-democratas também não e os dois queriam chegar ao poder.

Mas parece que o prefeito de
São Paulo, Gilberto Kassab
vai criar mais um partido
político pirata no Brasil.


Na oportunidade, eu disse que o resultado disso seria o fim do partido conservador como alternativa de valores. Os eleitores desse partido iriam se bandear para o Ukip, partido pequeno mas que mantém mais firmeza de princípios. Eu ainda disse que achava que a coalizão não iria chegar a 2011.

Acertei a primeira previsão com louvor, mas errei a segunda. Posso argumentar que na verdade eu não errei a segunda pois os liberais democratas estão desaparecendo da coalizão, eles perderam completamente o apoio popular, por isso não significam nenhuma força de poder dentro do governo. O que o líder deles, Nick Clegg, diz nem o governo leva a sério.

Os liberais democratas agora são menos populares que o partido mais odiado pela imprensa inglesa (BNP) e ficaram em um humilhante sexto lugar nas últimas eleições no distrito Barnsley Central, ficando atrás até de um candidato independente. Os conservadores vieram apenas em terceiro. Os dois foram ultrapassados pelo Ukip e a eleição foi vencida pelo partido que tanto conservadores como liberais-democratas quiseram tira do poder na eleição de 2010, o partido trabalhista.

O povo inglês mostra nas últimas pesquisas que quer um partido realmente conservador.
Eu acho que ele quer pelo menos verdadeiros partidos, com princípios claros. Assim como eu acho que nós precisamos no Brasil, mas nossos eleitores não estão convencidos disso.


Nenhum comentário: