domingo, 11 de março de 2012

IRMÃ GERALDA: O SENTIDO DA EDUCAÇÃO

Irmã Maria Geralda Coelho - mais
conhecida como Irmã Geralda, em
homenagem prestada pelo Programa,
do amigo Ilivaldo Duarte,
"Tocando de Primeira"
Um povo desinformado não sabe o que acontece, assina o que não leu, submete-se ao que não compreendeu, barateia sua vida e sua força de trabalho, não tem horizontes e não se integra em seu próprio país, quanto mais no grande mundo globalizado; mas não para ele.
Porém educar não é apenas instruir, ensinar a ler, escrever, calcular. Não é nem mesmo instruir em todos os anos dos Ensinos Fundamental e Médio. Educar é, deveria ser, antes de tudo, ensinar a pensar. Ensinar a questionar. Abrir cabeças e preparar para enfrentar a vida não apenas ganhando um ou dois ou mil salários, mas sentindo-se capaz, e consciente, para fazer suas escolhas e viver sua vida.
Educar deve ser estimular para que desabrochem todas as capacidades de uma criança, e depois, de um jovem. [...]
Sou a favor de uma escola amorosa e alegre, mas onde haja autoridade e hierarquia, e também para os pequenos a professora não seja uma tia, mas uma professora, pois a escola não é, nem deve ser a família. Pode ser um complemento magnífico, mas jamais retirar da família a responsabilidade inicial da decência, da compostura, do respeito: ao contrário, prosseguir e incutir isso ainda mais. [...]
*-Irmã Geralda é diretora do Colégio Vicentino Santa Cruz de Campo Mourão.
Texto compilado da Coluna do Ely.

Nenhum comentário: