quarta-feira, 28 de março de 2012

QUANDO AMIGOS SE ENCONTRAM

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 28 de março de 2012.

Quando amigos se encontram
O coração corcoveia;
A saudade cabresteia
Nos acertando pontaços.
Mas nos causa embaraços,
Somos da mesma vertente.
O passado e o presente
Se encontram num abraço!

Ouvimos Éldio Macedo
Com os olhos marejados.
Envelhecidos soldados,
com a mesma vibração,
Revivem pela emoção,
Ao contemplar as arcadas,
Monumentais alvoradas
Despertando o casarão!

(Evilácio Saldanha)

Turma Heróis de Pistóia (1956) se reúne no CMPA
Os integrantes da Turma Heróis de Pistóia, formada na então Escola Preparatória de Porto Alegre (EPPA), nos idos de 1956, realizou sua reunião anual no Velho Casarão da Várzea no dia 21 de março, uma tradição que seus componentes vem cultuando por mais de três décadas. Depois da breve locução proferida pelo Coronel José Antônio Silva Martins, os ex-alunos prestaram uma homenagem aos camaradas já falecidos, realizaram o descerramento da placa alusiva e, em seguida deslocaram-se para o Salão Brasil. O radialista Éldio Waldanir da Silva Macedo, mais conhecido como Éldio Macedo, fez um emocionado discurso ressaltando o caráter democrático do exército que o acolheu de braços abertos na década de 50. O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) além de ser um centro de excelência no ensino é um relicário de gratas lembranças capazes de envolver e irmanar, com seu carisma, gerações que tiveram a honra e o privilégio de percorrer suas sacrossantas e centenárias arcadas.
Centenário do CM
Fonte: Coronel José Antônio Silva Martins

Com a nossa denominação homenageamos os combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que tombaram nos campos da Itália por ocasião da Segunda Guerra Mundial dando o seu bem mais precioso – a vida – pela democracia. 
Em junho de 1954, 149 jovens foram matriculados e incorporados ao Exército na condição de Praças Especiais. No período do nosso curso – 1954/1956 – outros 40, em função das transferências entre Escolas Preparatórias ou por bobeada de alunos mais antigos, passaram a integrar a turma, perfazendo assim os 189 alunos que consideramos como participantes da turma.
São 58 anos de ligação com o Casarão da Várzea, pois, além do período como aluno, integrantes da turma aqui serviram como instrutores, professores e em funções administrativas. Um foi seu Comandante e outro Chefiou o Órgão de Direção Geral do Ensino no Exército. Em cada um de nós a lembrança e a gratidão por termos tido o privilégio de passar por suas salas de aula, iniciando a formação militar e a de cidadão, participar de disputas em suas instalações desportivas e muita conversa jogada fora em seus alojamentos, pátio e arcadas o que redundou nessa grande amizade e respeito de todos para com todos.
Em 2004, quando comemoramos os 50 anos de ingresso na EPPA organizamos uma publicação com artigos dos nossos colegas e o Zambon em “A Escola que cursei e o Colégio que comandei” caracteriza com muita propriedade a diferença entre o estabelecimento de ensino de ontem e o de hoje – nós éramos preparados para o ingresso na Academia Militar, éramos, portanto, soldados, os alunos de hoje são formados cidadãos e preparados para o ingresso em cursos superiores, incluindo as Academias e Institutos Militares. 
Podemos afirmar que tanto ontem como hoje o Casarão da Várzea cumpre integralmente os seus objetivos e também dizer que a sua consecução é baseada em dois pilares de mesmo nível de importância – a Ação de Comando e a elevada qualidade do corpo docente. 
Dos 189 alunos de ontem, ingressaram na AMAN 156 e na AFA quatro, sendo 131 declarados Aspirantes a Oficial do Exército e 2 da Aeronáutica. Entre os colegas que não seguiram a carreira temos Médicos, Engenheiros, Advogados, Professores, Administradores, Aviadores Civis, um Policial Militar e um Jornalista, dentre outros profissionais.
Dos formados pela AMAN, 41 cursaram a ECEME e 12 o IME, sete ascenderam ao generalato, sendo que dos quatro da nossa turma da AMAN promovidos a General de Exército, três são da turma Heróis de Pistóia. 
Hoje, anualmente, ao constatar o elevado desempenho do Colégio Militar de Porto Alegre, seja em Olimpíadas Escolares de matérias específicas, ou seja, em diversos exames vestibulares, sentimo-nos orgulhosos. 
Ano após ano o Colégio supera seus índices de aprovação e é citado por formadores de opinião como ensino de referência em seu nível no Estado do Rio Grande do sul.
Com esse breve paralelo entre a preparatória e o Colégio, amalgamados neste centenário, podemos concluir, em síntese, que o “Casarão da Várzea” em sua essência continua o mesmo.
Livro 
O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na AACV – Colégio Militar de Porto Alegre.
Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva-(Canoista).
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Nenhum comentário: