sábado, 25 de fevereiro de 2012

A OBESIDADE MENTAL


Por João César das Neves (Andrew Oitke)

O professor  Andrew Oitke,  publicou o seu polêmico livro «Mental Obesity», que revolucionou os campos da educação, jornalismo e relações sociais em geral. Nessa obra,  o catedrático de Antropologia em Harvard  introduziu o conceito em epígrafe para descrever o que considerava o pior problema da sociedade moderna.
«Há apenas algumas décadas, a Humanidade tomou consciência dos perigos do excesso de gordura física por uma alimentação desregrada.  Está na altura de se notar que os nossos abusos no campo da informação e conhecimento estão a criar problemas tão ou mais sérios que esses."
 Segundo o autor, «a nossa sociedade está mais atafulhada de preconceitos que de proteínas, mais intoxicada de lugares-comuns que de hidratos de carbono. As pessoas viciaram-se em estereótipos, juízos apressados, pensamentos tacanhos, condenações precipitadas.
 Todos têm opinião sobre tudo, mas não conhecem nada.
 Os cozinheiros desta magna  "fast food" intelectual são os jornalistas e comentadores, os editores da informação e filósofos, os romancistas e realizadores de cinema.
Os telejornais são os hamburgers do espírito, as revistas e romances são os donuts da imaginação.
 O problema central está na família e na escola. «Qualquer pai responsável sabe que os seus filhos ficarão doentes se comerem apenas doces e chocolate. Não se entende, então, como é que tantos educadores aceitam que a dieta mental das crianças seja composta por desenhos animados, videojogos e telenovelas.
Com uma “alimentação intelectual” tão carregada de adrenalina, romance, violência e emoção, é normal que esses jovens nunca consigam depois uma vida saudável e equilibrada. “
Um dos capítulos mais polêmicos e contundentes da obra, intitulado "Os Abutres", afirma: “O jornalista alimenta-se hoje quase exclusivamente de cadáveres de reputações, de detritos de escândalos, de restos mortais das realizações humanas. A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular.”
O texto descreve como os repórteres se desinteressam da realidade fervilhante, para se centrarem apenas no lado polêmico e chocante. “Só a parte morta e apodrecida da realidade é que chega aos jornais.”
 Outros casos referidos criaram uma celeuma que perdura.
 «O conhecimento das pessoas aumentou, mas é feito de banalidades.
 Todos sabem que Kennedy foi assassinado, mas não sabem quem foi Kennedy.
Todos dizem que a Capela Sistina tem teto, mas ninguém suspeita para que é que ela serve.
Todos acham que Saddam é mau e Mandella é bom, mas nem desconfiam porque.
Todos conhecem que Pitágoras tem um teorema, mas ignoram o que é um cateto».
 As conclusões do tratado, já clássico, são arrasadoras.
 «Não admira que, no meio da prosperidade e abundância, as grandes realizações do espírito humano estejam em decadência.
A família é contestada, a tradição esquecida, a religião abandonada, a cultura banalizou-se, o folclore entrou em queda, a arte é fútil, paradoxal ou doentia.
Floresce a pornografia, o cabonitismo, a imitação, a sensaboria, o egoísmo.  
Não se trata de uma decadência, uma «idade das trevas» ou o fim da civilização, como tantos apregoam. É só uma questão de obesidade.
O homem moderno está adiposo no raciocínio, gostos e sentimentos. 
O mundo não precisa de reformas, desenvolvimento, progressos.
Precisa sobretudo de dieta mental.
>>>///<<<
O texto acima foi escrito na realidade por um economista português de nome JOÃO CESAR DAS NEVES (foto acima), em 2004, e publicado no Diário de Notícias de Portugal (pelo que pude entender...).
Porque o cidadão usou outro nome, não consegui descobrir...
Tudo o que consegui encontrar como referência, com algum conteúdo fidedigno, foi em comentários feitos no link:
O que achei mais interessante é que: "O artigo é de fato do catedrático da Universidade Católica de Lisboa, e foi publicado no Diário de Notícias, em 22.03.2004.
O autor é muito contestado no meio mediático e social, pelo que escreve, e encontrou na efabulação de uma referência fictícia estrangeira, um virtual catedrático americano, uma forma de dar maior credibilidade ao que escreve contra os que o atacam.
Nos meios mais restritos terá revelado os ficcionados autor e trabalho.
O Andrew Oitke terá sido o seu pseudônimo." (Do blog Assurtadas).

Nenhum comentário: