domingo, 19 de fevereiro de 2012

A PIONEIRA ADELAIDE TEODORO DE OLIVEIRA FALECEU



A pioneira de Campo Mourão faleceu na madrugada deste domingo (19) devido a problemas de saúde. Filha de Joaquim Teodoro de Oliveira, Adelaide, morreu aos 77 anos. Ela nasceu em Campo Mourão no dia 1º de março de 1934. Irmã mais velha de Leonir, Dilce, Nelson, Acir, Eleny, Diógenes, Alcione, Valmir, Josemar, José Carlos e Luis Carlos Teodoro de Oliveira, era mais conhecida como Dona Adelaide. Em março de 2010 a pioneira recebeu a Comenda Verdes Campos. Homenagem prestada pelo Rotary como reconhecimento de uma história de contribuição social para o desenvolvimento junto à comunidade. (Coluna do Ely).
Ela foi a primogênita dos 12 filhos que o casal pioneiros Joaquim e Isabel Teodoro de Oliveira teve ao longo da união. É uma grande perda não só para a Família Teodoro, que completou 100 anos de sua chegada à cidade em 2010, como para a comunidade mourãoense. Na solenidade, Adelaide disse: “Foi uma emoção muito grande receber está homenagem, numa noite inesquecível” resumiu duplamente feliz, pelo reconhecimento a sua família e por ter naquela noite completado 76 anos de vida.
Através do pai, Adelaide conheceu a receita do Carneiro no Buraco, ficou encantada e foi a primeira pessoa a preparar o prato, hoje típico de Campo Mourão.
“Essa homenagem é para uma mulher e uma família que muito contribuíram para o desenvolvimento da nossa comunidade”, afirma Antonio Cesar Marini, presidente do Rotary Verdes Campos, no ano da homenagem.
“Adelaide é uma pioneira, uma guerreira, é uma mulher mourãoense que é exemplo por tudo o que fez e faz. E com alegria, fazemos esta homenagem em vida, o que por si só tem um valor e um caráter imensurável”, manifestou a professora Maria Joana Titton Calderari que destacou em nome do Rotary as qualidades da homenageada e da Família Teodoro de Oliveira.
Com alto sentido de organização, atenção, Adelaide sempre foi muito autêntica e querida pelos irmãos e parentes, que representou para ela uma grande paixão e amor, e por eles ela sempre foi capaz de tudo.
Dona de uma sabedoria admirável que ajudou a consolidar a carreira e o sucesso dos filhos, formando-os como cidadãos para a vida. Na imagem ao lado, Adelaide ao lado do irmão Nelsinho, com o troféu Tocando de Primeira, na Rádio Colméia, que recebeu em nome da Família Teodoro, pelos 100 anos da família em Campo Mourão. 
A placa de reconhecimento (ao lado) outorgada a Adelaide Teodoro de Oliveira tem os seguintes dizeres: "O Rotary Campo Mourão Verdes Campos concede à Adelaide Teodoro de Oliveira a Comenda Verdes Campos, em reconhecimento por seu espírito pioneiro, exemplo de mulher, que superou todas as dificuldades de uma época, com dedicação, garra e companheirismo, contribuindo na construção de uma sociedade justa e no crescimento da causa rotária. Que Deus a abençoe, assim como, toda a Família Centenária Teodoro.” Antonio César Marini, Presidente 2009/2010.
Seu irmão Carlinhos Teodoro, resume bem a importância de Adelaide na vida da família. “A Adelaide é tão importante que a família gravita em torno dela assim como os astros em torno do Sol”, disse Carlinhos, o penúltimo dos 13 irmãos, todos nascidos em Campo Mourão. (Blog do Ilivaldo Duarte).

Um comentário:

Anônimo disse...

Abraçe todos da Familia Teodoro, pelo falecimento da Pioneira ADELAIDE TEODORO DE OLIVEIRA. Menssagem de pesames enviada por Maria Terezinha de Oliveira Laurindo E Familia. ALCINOPOLIS-MS