A raça vermelha que nos (des)governa,acaba de alcançar mais uma conquista " inédita" na história das relações exterios brasileiras e de sua política externa em geral.
O Paraguai,aquele mesmo que fez o Lula rasgar todas as cláusulas do contrato de Itaipu, agora apresentou denúncia contra o Brasil, junto a um dos orgãos da ONU.
O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai apresentou, nesta segunda-feira (26), requerimento formal ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), denunciando o governo brasileiro no caso em que três foragidos da justiça do país vizinho encontram-se refugiados no Brasil.
Os foragidos são os militantes esquerdistas Juan Arrom, Anuncio Martí e Víctor Colmán, no Brasil desde 2004, sob alegação de perseguições políticas promovidas pelo Estado paraguaio, que acusa-os de envolvimento em sequestros e, mais recentemente, da formação de um esquadrão guerrilheiro.
“O governo nacional reivindica a soberania jurídica sobre este tema, já que considera que nenhuma instituição estrangeira pode constituir-se em uma instância supranacional que prive o Estado paraguaio do julgamento dos atos delitivos cometidos dentro do âmbito de sua jurisdição e competência”, argumenta a nota entregue ao ACNUR.
No documento, assinado pelo chanceler Héctor Lacognata, solicita-se a intermediação do organismo para que a Comissão Nacional para os Refugiados (CONARE), do Brasil, reveja sua decisão de conceder refúgio aos foragidos e dê via livre à extradição de Arrom, Martí e Colmán ao Paraguai.
A Chancelaria paraguaia pretende, também, levar o caso à Organização dos Estados Americanos (OEA). Em ambos casos, porém, o papel do ACNUR ou da OEA resume-se à emissão de pareceres consultivos, não podendo, de forma alguma, interferir nas resoluções internas da CONARE.
Assim, sabendo que os " cumpanhero" estão protegidos, o Lula deixa que o Brasil seja denunciado e ridicularizado em orgãos de instância mundial.
Para nossa sorte, a data de validade dessa corja vermelha , está chegando ao fim.
O Brasil pode mais.
Serra neles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário