quinta-feira, 22 de abril de 2010

AMIZADE O QUE SIGNIFICA?

Jesus deu a definição mais completa de amizade, ela se encontra em Jo 15.13 – NTLH: "Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles." Isso é surpreendente! Embora não se trate de um contexto que esteja falando de relacionamentos sociais em si, Cristo diz que o verdadeiro amigo dá a vida por aquele que considera seu amigo, ou seja, o verdadeiro amigo, paga o preço, sofre, se entrega pelo outro. Este conceito de amizade faz-nos ver que aquele que é verdadeiramente amigo não busca seu próprio interesse, mas sim o que o outro quer.

Jesus não se detém apenas em falar que o amigo tem que dá a vida pelos outros, Ele demonstra isso durante toda a sua vida. Um exemplo clássico se dá quando Jesus fala de Lázaro, este já havia morrido: "(...) nosso amigo Lázaro adormeceu (...)" (Jo 11.11). Jesus tinha uma amizade com Lázaro, Ele socorre, e isso faz parte do preço da verdadeira amizade. Ele ressuscitou Lázaro para glória de Deus (ler Jo 11).

Passado mais um momento da vida de Jesus, Ele agora caminha em direção da cruz. O Senhor vai demonstrar que verdadeiramente, é um amigo mais chegado que um irmão (Pv 18.24b), Cristo irá praticar o que disse, Ele vai realmente encarnar o significado da verdadeira amizade e isso na cruz. Para isso acontecer, Ele passa por várias acusações, humilhações (Sl 22.1-21; Is 52.13-53.12), só pra ir até a cruz e “escancarar” seu amor pelos seus amigos.

Jesus está agora a caminho do Calvário, seu corpo todo ferido, por causa de seus amigos, mas Ele não desiste, não para, não cede, pois Ele os ama a ponto de dar a Sua vida por tão terríveis pecadores. A cena virá realidade lá está Jesus na rude cruz, pendurado, e então diz: “(...) Está consumado (...)” (Jo 19.30). Aqui quando após dizer isto, Ele desfalece, Cristo cumpre a máxima da amizade: dar a vida pelos amigos! Jesus é maravilhoso, Ele cumpre o que diz, pois Ele é Deus. Ele então por morrer na cruz nos permite ser amigos de Deus, pois, “e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela destruído a inimizade”.

Dessa forma nosso relacionamento com Pai é totalmente refeito por causa da cruz. Por esta obra tão maravilhosa, o Espírito Santo torna aquele que tem fé em Jesus, a cara de Cristo dia a dia (2 Co 3.18), ou seja, podemos ser amigos, baseado nesse conceito de amizade que Cristo nos deu, e seremos amigos do Sumo Amigo, se fazermos o que Ele nos manda (Jo 15.14). Isso é amizade é falar e fazer, assim como nosso Senhor fez na cruz. Que possamos ser amigos com base em Cristo Jesus, o Sumo Amigo!
Mensageiro da Paz

Nenhum comentário: