sexta-feira, 30 de abril de 2010

CATÓLICOS E JUDEUS RELANÇAM DIÁLOGO SOBRE PIO XII

Historiadores católicos respondem a 47 perguntas

Por Jesús Colina

http://www.cnbb.org.br/site/images/stories/pioxii.jpgCIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 30 de abril de 2010 (ZENIT.org).- Representantes e historiadores católicos e judeus relançaram o diálogo, que oficialmente fora interrompido em julho de 2001, sobre a figura de Pio XII e sua relação com o povo de Israel, em particular durante o Holocausto.

Os participantes no encontro, entre os quais havia vários rabinos, organizado pela fundação Pave the Way Foundation, foram saudados publicamente por Bento XVI ao final da audiência geral dessa quarta-feira.

O encontro, que prosseguiu com as questões que em 2001 se propunha enfrentar a suspensa Comissão Judaico-Católica de Historiadores, não tinha caráter oficial, mas sim acadêmico.

Nas sessões de debate de dois dias, entre 23 e 24 de abril, ofereceram-se respostas a 47 das perguntas que aquela Comissão tinha lançado ao suspender suas atividades.

Responderam as perguntas o padre Peter Gumpel S.J., historiador e postulador da causa de beatificação de Pio XII, Matteo Napolitano, professor de História das Relações Internacionais na Universidade de Molise (Itália); Andrea Tornielli, correspondente no Vaticano do jornal Il Giornale, Ronald Rychlak, professor na Mississippi State University, e Michael Hesemann, historiador e escritor alemão.

Todas as respostas foram integralmente gravadas pela agência H2onews.org (www.h2onews.org) e serão entregues à Comissão Yad Vashem, a autoridade nacional de Israel para a recordação dos mártires e heróis do Holocausto, e serão transmitidos na página da internet da Pave the Way foundation Website (http://www.ptwf.org).

O fundador desta instituição, o judeu nova-iorquino Gary Krupp, explicou a ZENIT que no encontro com o Papa participaram rabinos e representantes judeus de comunidades dos EUA, Israel, Austrália e Suíça, que “quiseram manifestar-lhe sua solidariedade, com a Igreja Católica e com o Santo Padre, por causa dos ataques por parte de alguns meios de comunicação”.

“Também discutimos uma iniciativa apoiada pela Santa Sé de dedicar a noite de sexta-feira a um jantar com a família. O rabino Shmuley Boteach e a Fundação Pave the Way são os promotores desta iniciativa dedicada à família", conclui Krupp.

Nenhum comentário: