quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CARROS ESTACIONADOS AO SOL

ATENÇÃO para quem tem CARRO com AR-CONDICIONADO.
Não ligue o ar condicionado logo que entrar no carro.
Por favor, abra as janelas assim que entrar no carro, e não ligue logo o ar condicionado. De acordo com pesquisas, o painel de instrumentos, assentos e tubagens de refrigeração emitem 'benzeno', uma toxina causadora de câncer.. (Note o cheiro de plástico quente dentro do carro). Além disso, envenena os ossos, causa anemia e reduz os glóbulos brancos. O nível interior aceitável de benzeno é de 0,05 gr por cm2. No interior de um carro estacionado com as janelas fechadas contém de 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estiver estacionado sob o sol, a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno sobe p/ 1,84-3,68 mg
(40 vezes superior ao nível aceitável) e as pessoas aspiram uma quantidade enorme de toxinas. Recomenda-se abrir as janelas e portas para que o ar quente possa sair, antes de ligar o ar condicionado.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM BENZENO?

Trata-se de uma toxina que afeta o rim e o fígado. E é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substancia tóxica.

Você deve está se perguntando o que esse assunto tem haver com este site. Essa toxina está presente em altos níveis quando os carros ficam expostos ao sol por muito tempo com portas e janelas fechadas. Sabemos que muitos profissionais autônomos utilizam seus carros para trabalhar, portanto, resolvemos informá-los desse mal.

Veja:

Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg. de Benzeno. Exposto ao sol a uma temperatura superior a 16º C., o nível de Benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes a mais do nível aceitável.

A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.

Ar condicionado ou ar simples dos Automóveis

O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de dois minutos, porém não especificam “o porquê”, só deixam entender que é para seu “melhor funcionamento”.

Aqui vem a razão médica:

De acordo com um estudo realizado, o ar refrescante antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente o qual libera Benzeno, que causa câncer (leva-se um tempo para dar se conta do odor do plástico quente no carro). Por isto a importância de manter os vidros abertos por alguns minutos.

Recomendações:

  • Não ligue o ar condicionado ou simplesmente o ar, imediatamente ao entrar no carro;
  • Primeiramente abra as janelas e depois de um momento, ligue o ar e mantenha as janelas abertas até uns minutos.

Motivos:

  • Além de causar câncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue.
  • Uma exposição prolongada pode causar Leucemia, incrementando o risco de câncer;
  • Também pode causar um aborto. O nível apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2.

Assim amigos, por favor, antes de entrar no carro, abra janelas e portas para que o ar interior do veículo saia e disperse esta toxina mortal.

Nenhum comentário: