sábado, 22 de outubro de 2011

PROJETO VAI HOMENAGEAR 'HORÁCIO AMARAL' EX-PREFEITO DE CAMPO MOURÃO

Tramita na Câmara dos Deputados, projeto do deputado federal Rubens Bueno, que pretende denominar “Prefeito Horácio Amaral” o trecho da Rodovia BR-158 entre os municípios de Campo Mourão e Roncador. A iniciativa foi apresentada no 12 de julho deste ano, e está sendo analisada pela Comissão de Viação e Transportes.
Horácio Amaral nasceu em Mallet, sudeste do Paraná, no dia 27 de junho de 1927. Teve uma longa e agitada vida pública. Eleito vereador em Assai em 1955, logo se revelou político sagaz, dono de uma oratória impecável que o tornaria famoso, tanto no meio político como no tribunal de júri. Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná, ficou conhecido como um dos maiores advogados na área criminal no Estado, sendo admirado e respeitado por seus colegas.

Deputado Rubens Bueno

De vereador de Assai a prefeito eleito de Campo Mourão, tornou-se um grande homem público, reconhecido por ser integro e correto com o patrimônio público.
Durante o quatriênio 1969/1972, que esteve a frente do Poder Executivo, Campo Mourão experimentou uma fase de amplo desenvolvimento. O lema “nenhuma criança sem escola” foi seguido a risco com a construção de diversas escolas e do prédio da Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam), hoje Faculdade Estadual de Ciências e Letras.
Deixou a prefeitura de Campo Mourão em 31 de janeiro de 1973, com uma vasta folha de obras e ações que deram o impulso necessário para o desenvolvimento do município. Seu sucessor foi o advogado Renato Fernandes Silva.

Horácio Amaral faleceu em 7 de agosto de 1974, em acidente automobilístico, no Km 7 da rodovia que se pretende prestar a homenagem.
Segundo vários políticos da época e da atualidade, a morte de Horácio Amaral trouxe um imenso vazio, interrompendo o processo de representação política da região em Curitiba.
Em 7 de agosto de 2004, foi lançado o livro “Horácio Amaral: Exemplo e Desafio”, de autoria do historiador Jair Elias dos Santos Júnior (foto).

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=512108

Matéria enviada pelo amigo: Jair Elias dos Santos Júnior

Nenhum comentário: