domingo, 2 de outubro de 2011

QUEM SÃO OS ANJOS?

Por (*)-Dom Itamar Vian

O dia 2 de outubro é dedicado aos anjos, principalmente ao Anjo da Guarda. Quem são os anjos? Qual é sua missão no mundo? Cada ser humano é acompanhado por um Anjo como protetor? O que a Bíblia diz dos anjos?

OS ANJOS são espíritos destinados a servir, enviados em missão para o bem dos homens e mulheres. A palavra anjo significa mensageiro, enviado e embaixador. Os anjos são seres inteligentes e sem corpos invisíveis e imortais. Seres inteligentes, porque a vida deles, como a de Deus, é feita de pensamento e de amor. Seres sem corpo, porque não se compõem de matéria. Os anjos recebem, na Bíblia, o nome de heróis: “Bendizei o Senhor, seus anjos todos, heróis e poderosos mensageiros” (Sl 102,20).

A MISSÃO dos anjos é iluminar nossa inteligência no caminho de Jesus. Defender, proteger, guiar e conduzir os seres humanos nos caminhos do bem. “Pois Ele dará ordem a seus Anjos para te guardarem em todos os teus passos. Em suas mãos te levarão para que teu pé não tropece em nenhuma pedra” (Sl 90,11-12).

TODOS temos um anjo que Deus nos designou para nos acompanhar. É o Anjo da Guarda. “Mandarei um anjo à tua frente, para que te guarde pelo caminho e te introduza no lugar que eu preparei. Respeita-o e ouve sua voz. Não lhe sejas rebelde... Mas se de fato ouvires sua voz e fizeres tudo o que te disser, eu serei inimigo dos teus inimigos e adversário de teus adversários” (Êx 23,20-22). Cada pessoa, portanto, tem um Anjo como protetor para conduzi-lo a vida eterna.

TENHA confiança no seu Anjo da Guarda. Trate-o como o amigo íntimo que ele é, e ele saberá prestar-lhe mil e um serviços nos assuntos correntes de cada dia. Amigo verdadeiro é aquele que, mesmo conhecendo seus defeitos, o ama. O Anjo da Guarda não nos abandona ainda que nós abandonemos a Deus. Além de nossas necessidades espirituais, é bom pedir, ao nosso Anjo que nos ajude em coisas materiais: para conseguir casa, emprego, saúde, para que tenhamos uma boa viagem...

PODEMOS invocar o Anjo da Guarda com esta oração: “Anjo de Deus, que por divina providência sois minha guarda e proteção, inspirai-me, defendei-me, dirigi-me e governai-me”. Há também, esta antiga versão portuguesa: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém”.

(*)-+ Itamar Vian

Arcebispo Metropolitano

di.vianfs@ig.com.br

Fonte: Valter Vieira

Nenhum comentário: