quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A VEZ DA LUSOFONIA

Por Luiz Antonio Domingues

A julgar pelos avanços que o Brasil tem apresentado nos últimos anos, era mesmo uma questão de tempo para a nossa língua materna passar a ter a relevância internacional que sempre mereceu.

Portugal, um pequeno país em extensão territorial, mas um gigante pelo fato de ter espalhado sua língua em quase todos os continentes do planeta, vê agora seu filho maior expandir-se e espalhar a língua portuguesa, elevando-a em padrões inimagináveis, se vistos anos atrás.
É sabido, por exemplo, que muitos países sulamericanos e hispânicos, instituíram o português como matéria nas escolas de ensino fundamental, sabidamente por conta da liderança natural que o Brasil foi assumindo no cone sul e América latina em geral, desde os primórdios da instituição do Mercosul.

Atualmente, ainda mais líder, destacando-se nos "Brics" e sendo projetado por economistas como uma futura potência de primeiro mundo num futuro não muito distante, tem dado margem a uma pequena corrida internacional de interesse pelo português, nossa língua.

Segundo dados, o português é falado atualmente por cerca de 250 milhões de pessoas no planeta, contando-se apenas os nativos. É a sexta língua mais falada do mundo, já tendo superado o russo, língua de um povo muito antigo e de sólida cultura e história, por exemplo.
Contudo, alguns avanços ainda precisam ser conquistados. A falta de recursos nas áreas de educação e cultura internamente falando, traz também seus reflexos nessa área de expansão da língua. São incipientes as iniciativas em prol do português. Se existe o Instituto Camões de Lisboa e o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo (além de 22 centros de cultura lusófona espalhados pelo mundo), realmente no cômputo geral são muito pouco em prol da divulgação e propaganda de nossa língua.
Outra questão é a institucionalização do português como língua oficial da ONU. Se o russo o é, com todo o respeito e admiração por esse país e sua cultura milenar, o português precisa dessa elevação, também.

3 comentários:

TEAMES disse...

Sabe-se que muito mais por questão política que, literalmente de reconhecimento, a língua portuguesa "ainda" não se fez destacar por merecimento digno. Há joguinhos internacionais, tramas econômicas, etc... Convenhamos que antes de ser reconhecida pelo mundo, nossa língua, tão bem esculpida e lapidada, deveria ser respeitada pelo povo que dela usufrui...

Unknown disse...

Mais uma vez, um músico, mostra que sabe mais que só música. Parabéns Luiz Domingues!

Janete disse...

Oi, Luiz
Belo texto.
E podemos ir adiante… nos manuais dos aparelhos eletrônicos importados, e mesmo outros produtos. Até há não muito tempo atrás, um manual vinha em várias línguas, menos em português. E se você comprava algum equipamento fora do Brasil, pior ainda. Tinha que se virar com alguma outra língua.
Agora já tem muitos produtos com manuais escritos em português, mais uma prova de que a língua portuguesa está se impondo no mundo, mas ainda tem muito o que conquistar.