quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DESAFIANDO O RIO-MAR - APELO À FRATERNIDADE

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 18 de outubro de 2011

Numa época em que tanto se propugna pelo respeito à natureza o caiaque sintetiza o meio de transporte ideal para ser usado na “Terra das Águas”. Seu deslocamento silente não afugenta, não atemoriza a fauna, as remadas firmes e cadenciadas seguem o ritmo da natureza sem agredir a flora e a ausência de motores à combustão não polui, não macula os rios... (Hiram Reis e Silva)

- Um Projeto de Fé

Loucura, lucidez perdida, bravata, insensatez, devaneios de um idoso... Talvez um pouco de tudo, talvez nada disso. Amor desvairado, dedicação extrema pela mulher que amo, veneração ensandecida pela mãe de meus filhos, fé inquebrantável no Criador, crença de que para Ele os limites da medicina não existem, com certeza sim. Acredito que Ele seja capaz de corrigir a imperícia de um médico que transformou minha esposa numa mera sombra do que era. Acredito, mesmo que todos os especialistas que consultamos mostrem cientificamente que a lesão provocada pela incompetência do neurocirurgião seja irreversível, que Ele possa reverter esta situação. Minhas descidas pelos amazônicos caudais tem único propósito, solicitar ao Grande Arquiteto do Universo a melhoria do estado de saúde de minha esposa. Com o passar do tempo, o correr das águas, o atropelamento dos fatos, fui aderindo ao Projeto, além da oblata, objetivos culturais, e uma defesa intransigente de nossa soberania.

- Projeto Aventura Desafiando o Rio-mar

Embora a ideia, treinamento e planejamento do Projeto Aventura Desafiando o Rio-mar tenha nascido no primeiro semestre de 2007, a execução de sua primeira etapa só teve início em dezembro de 2008. Desde então, no final de cada ano realizamos a descida de um dos caudais da imensa bacia amazônica. O número de colaboradores, graças ao Supremo Arquiteto, vem crescendo na mesma proporção dos quilômetros remados, hoje em 3.500.

A primeira descida contou com a colaboração de somente dez amigos pioneiros que colaboraram com passagens, numerário, instrumentos e outros itens necessários. Naquele ano tivemos de realizar a descida dos 1.700 quilômetros do Rio Solimões sem qualquer tipo de apoio institucional, sendo necessário recorrermos a um empréstimo bancário para tal.

- Amigos Investidores

Olha estas velhas árvores, mais belas

Do que as árvores moças, mais amigas,

Tanto mais belas quanto mais antigas,

Vencedoras da idade e das procelas...

(Olavo Bilac – Velhas Árvores)

Hoje o número de investidores já chegou a mais de cem, sendo que todos contribuíram em uma ou mais fases do Projeto. Recentemente tenho recebido indagações, por e-mail, porque um Coronel do Exército, professor do CMPA necessitaria de apoio financeiro para levar avante tal Projeto. A esses me dirijo agora. No dia 8 de janeiro de 2004, minha esposa sofreu um AVC e depois de uma série de cirurgias mal sucedidas, ela ficou totalmente inválida, necessitando de cuidados especiais, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, medicamentos, dietas e um sem número de itens que só aqueles que já passaram por problema similar podem aquilatar. Logicamente isto gera um gasto enorme que ultrapassa os valores de meu contra-cheque que tento equilibrar renegociando empréstimos e contando com a colaboração de familiares.

O Projeto tem se mantido graças a contribuições voluntárias de amigos de todas as origens, de todos os credos e dos 26 estados brasileiros. Alguns só conhecem de mim meu Blog, meus textos e minhas propostas, outros compraram meu livro e gostaram, outros, amigos de longa data aderiram à nossa causa por nos conhecerem pessoalmente. Novamente solicito a todos investidores, veteranos e neófitos, que sejam irradiadores deste apelo para que possamos, na descida dos 1.700 km de Porto Velho, RO a Santarém, PA, distância semelhante à de Porto Alegre, RS, a Belo Horizonte, MG, contar com os recursos necessários para o cumprimento da missão. Faltam apenas dois meses para o início da 4ª Fase do Projeto e há necessidade de ultimarmos algumas providências e adquirirmos alguns itens antes da partida.

– Blog e Livro

Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e das “Travessias da Laguna dos Patos (2011), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre. Pode ainda ser adquirido através do e–mail: hiramrsilva@gmail.com.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar (IDMM); Vice Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - RS (AHIMTB)

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

Blog: http://desafiandooriomar.blogspot.com

E–mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário: