quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MORRE JOSÉ VASCONCELLOS, O HOMEM ESPETÁCULO

Morre em São Paulo o humorista
José Vasconcellos, aos 85 anos,
o Ruy Barbosa Sá Silva

O humorista José Vasconcellos morreu às 6h da manhã desta terça-feira (11), aos 85 anos. Ele estava internado no setor de geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e sofreu uma parada cardíaca. Vasconcellos sofria de doença de Alzheimer e de problemas nos rins.
Nascido em Rio Branco, no Acre, José Tomaz da Cunha Vasconcellos Neto era considerado um dos grandes nomes do humor brasileiro. Começou na rádio e, na nascente televisão brasileira, foi um dos pioneiros do humor, não se limitando a interpretar com a também escrever programas. Veiculado em 1952, pela TV-Difusora PRF canal 3, o programa chamava-se A Toca do Zé.
Um de seus maiores sucessos aconteceu em 1959, quando escreveu e atuou na peça teatral Eu sou o Espetáculo, transformado em disco de enorme vendagem no ano seguinte.
Na televisão, interpretou o personagem Rui Barbosa Sa-Silva, na "Escolinha do Professor Raimundo andou pela Praça é Nossa do SBT e sua última aparição nas telas foi no humorístico "Escolhinha do Barulho", da TV Record, em que viveu o mesmo personagem gago.
O corpo do Zé Vasconcellos será cremado nesta quarta-feira (12), no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.

Veja declarações de famosos sobre a morte do humorista:
“Zé Vasconcellos, o primeiro 'one man show' do Brasil, nos deixa uma contribuição gigantesca na área do humor nacional. Com textos próprios e cheios de um humor fino, alegrou gerações no país. Às novas gerações fica a dica de pesquisarem o vasto trabalho deixado por esse artista genial. Dencanse em paz, comandante do riso “

Tom Cavalcante, humorista

"RIP José Vasconcellos, primeiro brasileiro a lotar teatros com stand up comedy"
Bruno Mazzeo, ator

"Grande perda"
Silvio Luiz, narrador esportivo
"Esse homem era um espetáculo"
Bruno Motta, humorista

"Adeus, amigo José Vasconcellos, obrigado pelos conselhos e orientações. O Brasil perde um dos maiores de todos os tempos. (Para o Tom Cavalcante) Tom, nosso amigo José Vasconcelos nos deixou. Pena, né. Era uma pessoa muito boa. Me deu bons conselhos na carreira".
Guiga Ferreira, humorista
"Meus sentimentos à família de José Vasconcelos, pioneiro do humor na TV"
Celso Portioli, apresentador
"Morre o humorista José Vasconcellos, aos 85 anos"
Marcelo Médici, ator e humorista

Foi um gênio!"
Marcos Mion, apresentador
"Que privilégio que eu tive, contracenar com Zé Vasconcelos, era muito bom fazer a rádio Tereré, que humildade! o Vasconcelos pegava um texto fraco, mais em cena ele tirava leite de pedra com seu talento! Tem um texto de seu LP do avião hilário!"
Geraldo Magela, humorista

"Meu amigo Zé Vasconcelos foi contar suas divertidas histórias no outro lado da vida. Que continue alegrando outros mundos, como fez aqui. Zé Vasconcelos foi o pioneiro na idéia de montar um parque temático no país. seria a Vasconcelândia. Não conseguiu, mas mostrou caminhos"
Mauricio de Sousa, cartunista
"Perdi mais um amigo, um dos maiores humoristas do Brasil. Quando olhei pela janela e vi esse o céu cinzento e horrível, pressenti algo de ruim. Não deu outra, perdemos o Zé. Ele sabia tudo sobre 'tempo' de humor, era incapaz de uma grosseria, de uma palavra mal colocada. A nova geração de 'comediantes' tem obrigação de rever VTs de um dos precursores do stand up. Seu humor era limpo, sem palavrões. No dia-a-dia também não falava palavrão, não precisava disso para fazer rir. Sua educação era tão grande quanto o seu talento. Quando eu tive a honra de dirigi-lo, era um exercício de sutilezas. Eu, na verdade, é que era seu aluno. Ele sabia tudo"
Homero Salles, diretor do "Programa do Gugu"

"Nossa diferença de idade era de uns 20 anos. Quando ele estava no auge, eu estava começando a fazer teatro amador. E ele foi um dos meus ídolos. Representou muito na minha carreira. Eu faço um pouco como ele, de criar personagens. Eu mudo de roupa umas seis vezes, e o Zé não precisava de nada disso, ele só mudava a cara dele. Era uma coisa impressionante"
Orival Pessini, humorista - intérprete do Patropi

"Morreu o homem que ensinou a todos nós a fazer stand up. O primeiro stand up brasileiro. Stand up completo, pq ele escrevia, interpretava, compunha, cantava e dançava, se não me engano. Foi o único humorista a fazer show em vários idiomas. O Zé era considerado um gênio pelos humoristas internacionais. E ele foi um gênio.

Eu decorei o LP inteirinho do Zé Vasconcellos. Uma vez peguei o trem, taxi e assisti uma apresentação dele em SP, e depois voltei para Catanduva e contei para todo mundo que havia assistido ao espetáculo dele. Depois a vida me presenteou com a sua amizade.

Hoje é um dia muito triste. Apesar de não ser mais um jovenzinho e estar sofrendo muito. E agora encontrou a paz, o descanso. Ele nunca desconfiou que havia envelhecido, ele morreu sem saber. Era uma criança, brincava como uma criança.

Morreu o papa do humor brasileiro. O grande professor “
João Ellyas, humorista - intérprete do Salim Muchiba

"Trabalhávamos três, quatro dias por semana, e nosso convívio era muito bom. Eu enchia o saco, brigava muito com eles por causa da alimentação. Eu encho a paciência, e ele também não conseguia fugir"
Paulo Cintura, humorista

"Era um grande amigo, um ícone do humor brasileiro. O primeiro inventor do show solo. Foi o primeiro a fazer. Era ele com uma orquestra, e a fila dava volta no quarteirão. É uma perda muito grande para o cenário artístico brasileiro, para o humor brasileiro. Ele foi o pioneiro, depois veio o Chico Anysio e o Jô Soares. O primeiro foi ele"
Iran Lima, humorista - intérprete do Cândido Manso

"Ele primava pela qualidade, foi o primeiro a fazer o stand up. O Zé Vasconcellos ficava impressionado com o que o redator escrevia para ele. Mas ele era tão bom, que tirava leite de pedra. Quando interpretava um texto fraco, na voz dele, ele enriquecia"
Geraldo Magela, humorista - intérprete do Ceguinho

ZÉ VASCONCELLOS - TÉCNICO DE FUTEBOL

Nenhum comentário: