quarta-feira, 13 de junho de 2012

NASA LANÇA HOJE MISSÃO NUSTAR QUE IRÁ CAÇAR BURACOS NEGROS SUPERMASSIVOS NO UNIVERSO


Telescópio futurístico enxergará porção extrema do Universo
O NUSTAR irá sondar os mais quentes, mais densos e mais energéticos objetos no espaço, o que inclui buracos negros e restos de estrelas que explodiram. [Imagem: NASA/JPL-Caltech]
Deve ser lançada hoje, na base de Kwajalein no Havaí por volta das 12h30min, hora de Brasília, uma das missões da NASA, no meu ver, mais interessante. A missão se chama NuSTAR, sigla para Nuclear Spectroscopic Telescope Array, algo como Conjunto de Telescópio de Espectroscopia Nuclear. O principal objetivo dessa missão, e um dos mais inusitados de todos é buscar por buracos negros usando para isso seus olhos altamente sensíveis à radiação de raios-X. A missão NuSTAR representará um ganho sem precedente no mapeamento das fontes de alta energia de raios-X no universo.
Será o primeiro telescópio espacial a capturar imagens nítidas na faixa de raios X de alta energia (de 6 a 79 keV), dando aos astrônomos uma nova ferramenta para o entendimento dessa porção mais extrema do nosso Universo.
Nossa visão do Universo nessa janela espectral tem sido limitada porque os telescópios atualmente em órbita não possuem sistemas ópticos de focalização verdadeiros - eles usam aberturas codificadas que têm "ruídos" de fundo intrinsecamente elevados e sensibilidade limitada.
Sabe-se que as fontes mais energéticas nesse tipo de radiação são causadas pela presença de buracos negros supermassivos no interior das galáxias. Assim, ao mapear essas fonte com precisão e com altíssima resolução, a missão NuSTAR estará fazendo nada mais do que mapear o local onde estão os buracos negros supermassivos do universo.
Como os elementos químicos são criados
A missão primária do Nustar deverá durar dois anos, com pelo menos três objetivos principais.
O telescópio fará um censo de estrelas colapsadas e buracos negros de diferentes tamanhos, rastreando regiões nas proximidades do centro da Via Láctea e em regiões mais profundas, além da nossa galáxia.
O segundo objetivo será mapear materiais recém-sintetizados nos remanescentes de supernovas jovens, para tentar compreender como as estrelas explodem, por que elas explodem, e como os elementos químicos são criados.
Finalmente, o Nustar deverá elucidar o que supre a energia dos jatos relativísticos de partículas das galáxias mais ativas, que possuem buracos negros supermassivos em seus centros.
A missão NuSTAR será lançada a partir de um avião como mostrado acima, e o esquema do lançamento está mostrado abaixo. Além disso, abaixo é possível ver também em detalhes os componentes da sonda da missão NuSTAR. Quem puder acompanhe a transmissão ao vivo do lançamento que deve começar 90 minutos antes no seguinte site:

Nenhum comentário: