sexta-feira, 2 de julho de 2010

FRALDINHA RECHEADA


Por Klauber Cristofen Pires

Alguém sabe me dizer porque a fraldinha custa cerca de metade do preço da picanha? Eu respondo: porque são poucos os que sabem o que fazer com ela.
A fraldinha é uma carne muito macia e saborosa e francamente, não merece o status de quase carne de segunda que muitos lhe atribuem.
Hoje, sexta-feira, é um dia especial, e para afogar as mágoas da eliminação do Brasil na Copa, vou apresentar a receita da fraldinha recheada, daquelas que você vai aparecer pros seus amigos como "o cara do churrasco".
Primeiramente, escolha a peça inteira em um açougue. Supermercados costumam "matar" a carne, cortando-a em pedaços imprestáveis a serem vendidos naquelas ridículas bandejinhas. Tome o cuidado de retirar as porções de nervos que ficam por baixo - nervos ao fogo endurecem e enjilham a carne. A fraldinha leva este nome porque se assemelha realmente a uma fralda ou um lenço, e por isto é ideal para o que pretendemos aqui fazer.
Estenda-a sobre a bancada, com a parte gorda virada para baixo. Cubra-a com fatias de mussarela, e por cima, salpique temperos tais como alho, algumas folhas de manjericão, coentro ("cheiro-verde"), e tirinhas de pimentão vermelho e amarelo. Por fim, a um terço da manta, coloque uma linguiça calabresa.
Agora enrole com cuidado, de modo que a parte gorda fique por último, e amarre bem o conjunto com o auxílio de um barbante.
Quem quiser, pode usar filme de celulose. Eu não gosto, porque a carne fica à moda de um cozido. Assim, prefiro salgar a parte externa, "selar" no fogo, e daí, são duas a três horas de assamento, com a peça um pouco afastada do fogo, girando de vez em quando para igualar as partes. A foto acima ilustra a fraldinha que preparei na semana passada. Ficou muito boa, tendo os temperos se harmonizado com a mussarela e a carne em um conjunto gastronômico difgno de tirar qualquer um da fossa (quatro anos passam rápido...).
Eu gostaria de saber dos eleitores se estão fazendo uso das nossas dicas, e o que estão achando. Vale também dar notas e inserir comentários com sugestões de adaptações. Quem quiser publicar uma receita sua, por favor, envie-a pelo meu e-mail, que consta do canto superior direito do blog, preferencialmente com uma foto.
Bom fim-de-semana e um grande abraço a todos.
do blog do Klauber

Nenhum comentário: