domingo, 18 de julho de 2010

SINTO VERGONHA DE MIM!

Por Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS

“Eu sei que a gente é governo, que a gente tem que ter diplomacia, tem que ter um linguajar adequado, mas estou quase deixando de ser presidente e vou voltar a falar do jeito que eu sempre falei". (Lulla da Silva)

Lula Critica Governo de São Paulo

Mais uma vez o líder metalúrgico macula o cargo que hoje ocupa e faz uma crítica contundente e obscena ao governo paulista sobre a obtenção de licenças ambientais. Lulla afirmou que a culpa pelo atraso é dos burocratas que ficam com a "bunda na cadeira" e disse que quando acabar o mandato poderá voltar a falar sem se preocupar com a diplomacia. Imagino como será possível ele usar termos mais chulos, ainda, quando deixar seu cargo em janeiro de 2011.

Nota do Governo do Estado de São Paulo:

"Os procedimentos de licenciamento ambiental realizados pelo Governo de São Paulo foram simplificados e agilizados. Antes dispersos em vários órgãos (DEPRN, DUSM, DAIA e CETESB) passaram a ser realizados pela CETESB. O interessado perdia muito tempo para obter a licença ambiental. Agora, vai apenas a uma repartição, que mantém o mesmo rigor - necessário para a preservação do meio ambiente, mas, dinamiza o licenciamento graças à desburocratização. O tempo para a análise e expedição de licença de estudo de impacto ambiental (EIA/Rima) foi reduzido pela metade. Para a concessão de licença para a instalação de aterros sanitários foi diminuído em 2/3. Para o licenciamento de conjuntos habitacionais, os prazos foram reduzidos de 270 dias para 58 dias, com a modernização do Graprohab. O aprimoramento do sistema ambiental contou com a nomeação de 300 especialistas ambientais aprovados em concurso público.

Dessa forma, acreditamos que o presidente Lula não se referiu ao Governo de São Paulo quando comentou as dificuldades para a obtenção de licenças ambientais. As eventuais pendências podem estar a cargo do IBAMA ou dos órgãos municipais de licenciamento”.

Rui Barbosa de Oliveira

Os infames pronunciamentos de nossos políticos em geral, a falta de honestidade e o desrespeito pelos símbolos pátrios por aqueles que deveriam servir de modelo aos seus concidadãos contaminam toda a sociedade. Náufrago neste limbo de insensatez vêm-me a lembrança as palavras do imortal Águia de Haia, sempre atual nas suas considerações e que, certamente, estaria igualmente envergonhado de ver sua nação entregue a políticos mercenários, descomprometidos e apátridas.

Sinto Vergonha De Mim

Rui Barbosa

Por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil, enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o ‘eu’ feliz a qualquer custo, buscando a tal ‘felicidade’ em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos ‘floreios’ para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre ‘contestar’, voltar atrás e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

Imagens captei da Internet via Google (PVeiga).

Nenhum comentário: