quinta-feira, 1 de julho de 2010

LEGIÃO DE HONRA DO CMPA

Por Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS

- LEALDADE E HONESTIDADE

- INICIATIVA E NOBREZA DE ATITUDE

- DISCIPLINA E CAMARADAGEM

- ESTUDO E AMOR À CULTURA

- RESPEITO ÀS NORMAS DO COLÉGIO

Ordre National de la Légion d'Honneur

A Ordem Nacional da Legião de Honra, maior condecoração honorífica francesa, foi instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte, em reconhecimento aos serviços meritórios prestados à sociedade, independentemente da condição social do agraciado.

Em 15 de julho de 1804, numa imponente cerimônia realizada no “Hôtel des Invalides”, em Paris, Napoleão entregou as primeiras condecorações aos mais destacados militares, cientistas, artistas e escritores da época.

A Legião tem apenas 75 membros vivos entre os Grã-cruzes, o mais alto grau da Ordem. O Presidente da república francesa, durante a cerimônia de posse, recebe a Grã-cruz e se torna Grão-mestre.

Formatura Geral do CMPA, de 30 de junho de 2010

Comemorando o 46° aniversário de sua criação, foi lida uma mensagem alusiva sobre a Legião de Honra (LH) do CMPA, pioneira no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), inspirada, como suas demais congêneres no mundo, na Legião de Honra francesa.

Foi um momento de muita emoção para mim (presidente da LH no ano de 1971) e os Coronéis Gilberto, Deoclécio e De Souza, antigos Legionários presentes à formatura, que há quatro décadas ostentavam com orgulho as divisas da Legião.

Legião de Honra do CMPA - breve histórico

Por Coronel Leonardo Roberto Carvalho de Araujo - Historiador do CMPA

“Foi criada no dia 27 de Junho de 1964, no colégio Militar de Porto Alegre, por iniciativa do Capitão Dirceu Pivatto da Silva e regulamentada pelo comandante da época, Cel José Plácido de Castro Nogueira, sobrinho do herói nacional José Plácido de Castro. Seu primeiro presidente foi o aluno Marco Antônio Longo - hoje General-de-Divisão - e era formada por trinta alunos.

O ingresso era feito mediante indicação dos legionários e cada nome era submetido à assembléia dos alunos Alfa Legionários.

Compunha-se de dois efetivos:

Legião de Honra Beta (Beta Legionários): alunos que recém ingressavam.

Legião de Honra Alfa (Alfa Legionários): alunos que, após o período de prova de um ano como Beta Legionários, eram promovidos (por unanimidade) a essa condição na Semana de Caxias.

Os Legionários Alfa e Beta utilizavam vários distintivos no uniforme:

Alfa: Bastão, divisa de braço amarela e insígnia de bolso (metal).

Beta: divisa de braço cinza. Além destas distinções, a Guarda-Bandeira e o Porta-Estandarte também eram funções cometidas apenas aos Alfa Legionários.

O seu primeiro Código de Honra tinha os seguintes princípios:

Verdade e honestidade acima de tudo

Amizade e camaradagem a qualquer momento

Imposição pela atitude e iniciativa

Estudar e primar pela cultura

Na década de 80 a Legião de Honra foi extinta. Seu ressurgimento no CMPA ocorreu no ano de 1994, por iniciativa do Cel Leonardo Roberto Carvalho de Araujo e determinação do Comandante, Cel José Eurico de Andrade Neves Pinto, com a finalidade de incentivar a prática dos sadios princípios de camaradagem, lealdade, honra, nobreza de atitudes, aplicação nos estudos, amor à cultura, honestidade, responsabilidade e disciplina consciente.

A Legião de Honra existe agora nos doze colégios militares integrantes do Sistema Colégio Militar do Brasil. Suas normas administrativas foram modificadas, mas sem alteração na essência dos princípios que nortearam sua criação.

“Seus integrantes continuam sendo motivo de orgulho para todos os colégios militares e para Educação do Brasil”. (Cel Araujo)

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário: