sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

AOS 48 ANOS, SANEPAR RENOVA GESTÃO E QUER CRESCER EM NOVOS MERCADOS

Sede da SANEPAR em Curitiba

Um café da manhã com os 48 funcionários com mais tempo de casa, de todas as regiões do estado, marcará nesta segunda-feira (24) os 48 anos de criação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Criada em 23 de janeiro de 1963, a empresa se aproxima do cinquentenário como uma das maiores e mais eficientes do setor de saneamento do país preparando-se para ampliar sua participação de mercado e a qualidade de seus serviços.

“A Sanepar é uma das mais importantes empresas do setor no Brasil e precisa ser fortalecida com gestão primorosa e investimento permanente no desenvolvimento de seus colaboradores, para que volte a ser referência no Brasil e na América Latina”, afirma o diretor-presidente da empresa, Fernando Ghignone.

Atualmente a companhia atende 344 dos 399 municípios do Paraná, e Porto União em Santa Catarina, além de 281 distritos ou localidades de menor porte. Nas regiões em que atua, a Sanepar atende com água tratada 9 milhões de pessoas e, com sistema de esgotamento sanitário, 5,4 milhões de pessoas.

O cenário era muito diferente quando a Sanepar foi criada, em 1963. Apenas 8,3% da população era atendida com água tratada e, uma parcela ainda menor, 4,1%, com rede de esgoto. Das 221 sedes municipais existentes na época, 19 contavam com os serviços de água e esgoto e 37 somente o de água.

Participação - para crescer, a Sanepar atuará em três frentes: qualificação permanente de seus funcionários, trabalho integrado com secretarias e órgãos do estado e busca de novos mercados.

Fernando Ghignone, diretor presidente
da Sanepar

Os 6.500 funcionários devem ser os primeiros a perceber o estilo da nova diretoria, que assumiu em janeiro. “Vamos retomar e ampliar os programas de formação, treinamento, capacitação e qualificação de nossos colaboradores e preparar a empresa para o futuro”, diz Ghignone.

O trabalho integrado com as secretarias e órgãos do estado já começou. “Estamos conversando com secretarias como Saúde, Educação, Agricultura e com órgãos como o IAP e o Instituto das Águas, para desenvolver projetos conjuntos e, assim, reduzir custos e ampliar resultados”, explica o diretor-presidente.

Um dos novos mercados que empresa pretende participar é o da coleta e destinação de lixo dos municípios. Uma primeira concessão foi conquistada em 2002, em Cianorte, onde a Sanepar implantou uma solução regionalizada para a destinação de resíduos sólidos, que atende também aos municípios de Terra Boa e São Tomé. “Temos todas as condições de crescer também nesse mercado, numa atividade complementar aos serviços que já prestamos”, afirma Ghignone.

Qualidade premiada - o currículo credencia a empresa que acumula prêmios em diversos segmentos de atuação. Foi a primeira empresa a receber a ISO 9002 para o sistema produtor de água, o Itaqui – Campo Largo, mantido até hoje. Também foi pioneira ao receber a certificação ISO 14001 para um sistema completo de água e esgoto, em Foz do Iguaçu.

Foi ainda em razão desse esforço e do engajamento dos empregados que a Sanepar recebeu no fim do ano passado três troféus do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, a mais importante premiação do setor de saneamento.

Nas 14 edições do prêmio, foram conquistados 23 troféus e quatro diplomas. Pela quarta vez, a Sanepar foi também a campeã setorial de 2009 na categoria Água e Saneamento do prêmio Valor 1000, concedido pelo jornal Valor Econômico. Um atestado de excelência na prestação dos serviços e do compromisso com a população do Paraná.

Fonte: Informações e fotos da Agência estadual de Notícias do Paraná (www.aen.pr.gov.br).

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