sábado, 1 de janeiro de 2011

BETO RICHA AO ASSUMIR O GOVERNO DO PARANÁ: "VAMOS AO TRABALHO"

O Governador Beto Richa convocou todos os paranaenses a renovar a confiança no governo e, juntos, assumir o projeto de um novo Paraná. No discurso de posse no Palácio Iguaçu, neste sábado (1), Richa agradeceu a todos os paranaenses pela confiança que recebeu. “Minhas primeiras palavras são de agradecimento. Muito obrigado a todos pela confiança que depositaram em mim, a todos os paranaenses que aprovaram nas urnas o nosso projeto de governo, e aos que vieram de todos os cantos do Paraná. Mas principalmente agradeço a Deus, que me deu forças, me encorajou e me guiou nesta jornada”, afirmou Richa.

O governador disse que o Paraná tem pressa em retomar o seu desenvolvimento num ritmo compatível com a sua força econômica, com respeito ao meio ambiente e com responsabilidade social. “Pressa em colocar o homem como fator central de sua vocação: ser uma terra de oportunidades para todos. Pressa em substituir a política do ‘falar muito’ pelo trabalho, feito com amor, diálogo, harmonia e equilíbrio”, disse. “A máquina pública não pode continuar sendo um teste de paciência para o cidadão que mais precisa do apoio do Estado. O Paraná não pode esperar! O Paraná tem pressa!”

Referindo-se ao pai, o ex-governador José Richa, sua grande influência política, Beto Richa falou que a roda da história premiou José Richa como primeiro governador eleito pós-ditadura e a ele coube fazer a transição da volta ao regime democrático. “Eu queria muito que ele estivesse aqui hoje para partilhar comigo este momento tão importante da minha vida. É uma honra e um orgulho ocupar o mesmo cargo que um dia foi ocupado pelo meu pai”, disse. “O seu exemplo, a sua inspiração, os seus ensinamentos estão comigo, no meu coração, mais vivos do que qualquer palavra pode expressar.

Ele fez o que todo grande pai faria: ensinou-me a dar valor a tudo que se pode ter na vida – do brinquedo mais simples ao mais alto cargo público”, afirmou.

“Reafirmo o que disse muitas vezes durante a campanha: a única pessoa que me influenciou politicamente foi meu pai. E o legado de José Richa todos conhecem: respeito às pessoas, responsabilidade e, acima de tudo, política com ética, com decência e com honestidade”, disse o governador. “Ele é reconhecido pelos paranaenses como um político humano. Um homem que só fez o bem, embora algumas vezes não tenha recebido o mesmo tratamento daqueles que ele mais ajudou. Seu amor ao Paraná é uma marca que dificilmente será atingida por outro político”, disse Richa.

O novo governador também reforçou a importância dos princípios que irão nortear a gestão que se inicia no Governo do Estado: Ética, Democracia, Verdade e Legalidade. “A vitória não nos deu o direito de errar; a vitória nos impõe o dever de acertar”, disse. “Não tenho compromisso com o erro e não vou tolerar desvios de conduta de qualquer servidor público – do mais simples e humilde ao mais graduado”, afirmou Richa. “Este é o meu primeiro desafio: como governador, vou devolver a confiança aos paranaenses de todas as regiões. Serei o governador de todos os Paranaenses! Vocês serão ouvidos. Nunca os decepcionei. E não vou decepcioná-los agora!”, disse.

Richa disse que será exigente na cobrança dos resultados e que as metas estabelecidas em contratos de gestão, serão perseguidas com extrema obstinação. “Não vou aceitar resultados abaixo do mínimo estabelecido para cada uma das áreas da administração pública”, disse. “Porque, pior do que a convicção do NÃO; pior do que a incerteza do TALVEZ; é a desilusão do QUASE! O quase me incomoda. Um governo que QUASE cumpriu as suas metas, por exemplo, não cumpriu meta alguma; Um governo que QUASE resolveu os problemas, não resolveu problema algum”, declarou. “Não abrimos mão do nosso compromisso com as mudanças.”

Da Assessoria Beto Richa

Nenhum comentário: