domingo, 29 de maio de 2011

ABDIAS, “O NEGRO REVOLTADO”

Na solidão a luz que não pode se apagar é o brilho de quem está só - (Gudé).

Por José Eugênio Maciel

“Do negro livre, do negro artista, pouco se conhece”.

Sociólogo Diegues Júnior

O Brasil perdeu nessa terça-feira,
24 de maio, um ícone para o
movimento negro, Abdias do
Nascimento, que faleceu no
Hospital do Servidor do Rio de
Janeiro, de insuficiência cardíaca.
Imagem da Internete-fotoformatação
(PVeiga)

Abdias do Nascimento não aceitava, não se conformava ser, mas não poder ser. Lutou para poder ser, brava, corajosa, lúcida e exemplarmente. A morte dele, aos 97 anos, ocorrida no último dia 24, tem um grande significado que certamente transcende os limites da vida quase centenária. Abdias viveu intensamente a luta pelas causas e sonhos com indômita bravura, discernimento e determinação.

Tornou-se um dos mais expressivos líderes ativistas em favor de uma sociedade brasileira fraterna, igualitária e que respeitasse a enorme e rica diversidade cultural. As origens familiares como o de ser descendente de escravos, o levaram a publicar muitos livros em que colocava a reflexão crítica do negro no Brasil. Em O negro Revoltado, ou em Orixás: deuses vivos da África são alguns dos muitos livros que publicou, fruto da militância e do estudo histórico-cultural que tinha como matriz a sua formação de professor, tanto é assim que, entre outros cargos e funções de destaque, foi professor benemérito da Universidade do Estado de Nova Iorque.

Poeta, ator, foi também político, exercendo as funções parlamentares como deputado federal e senador representante do Rio de Janeiro. O exílio iniciado em 1968 e que durou dez anos, imposição da ditadura militar, não o afastou do Brasil, o fez mais aguerrido no seu retorno.

Sem desmerecer a questão ideológica racial, tanto atual quanto histórica, Abdias era muito pontual e prático no cotidiano nas suas lutas, como na fundação do TEN – Teatro Experimental do Negro e na criação do 20 de novembro (2006) oficialmente como o dia da consciência negra (em São Paulo).

Nenhum comentário: