quinta-feira, 26 de maio de 2011

LIVRO DIDÁTICO POLÊMICO

Paulo Barretto

O governo federal comprou e distribuiu às escolas públicas o livro didático “Por Uma Vida Melhor” que faz algumas alterações no padrão educacional em vigor.

O livro, de autoria da professora Heloisa Cerri Ramos e mais dois colaboradores, aprovado por uma comissão de professores da Universidade do Rio Grande do Norte, defende que a forma de falar não precisa ser exatamente igual em todos os níveis.

A autora diz que a forma culta não deve ser exigida de todos e deve ser respeitada a forma de falar do povo, para não criar um “preconceito linguístico”. No texto, é considerado válido falar: “Os livro”, “Nós pega o peixe” ou “Os menino pega o peixe”.

Professores e membros da Academia Brasileira de Letras não têm poupado críticas, o MEC está em cima do muro, mas a mudança está ganhando corpo e já tem a aceitação de 4.236 escolas que endossaram a nova proposta, sob o argumento de que a “gramática popular” vai melhorar a comunicação entre a elite e o povo e tirou dos pobres “o preconceito linguístico”.

Há quem diga que, no fundo, a mudança proposta significa um desmerecimento das classes pobres que, na opinião implícita dos autores, não teriam capacidade, inteligência ou Q.I., para assimilar a lingua culta.

Nesse ponto cabe um parêntese. Se for medido o quociente de inteligência (Q.I.) de cem crianças das classes ricas e de cem crianças entre os mais pobres, a diferença, na média, será considerável.

As crianças que nascem de famílias ricas, de mães saudáveis, com gestação acompanhada por médico, dieta prescrita por nutricionista e, ao ingressarem neste mundo, dispõem de pediatra para cuidar do seu desenvolvimento e prescrever a alimentação ideal para seus primeiros anos de vida, têm todas as chances de ter um cérebro bem formado e um quociente de inteligência normal. Seu Q.I. ficará acima de 80 pontos e poderá ultrapassar os 100.

Diferente é a sorte das crianças que nascem de mães subnutridas, que não têm os nutrientes necessários durante a gestação e nem na primeira infância, que vai de zero até os três anos, período em que o cérebro é formado. É muito raro não haver perda de Q.I.

Há casos em que crianças mal geradas, mal alimentadas na gravidez da mãe e nos primeiros anos de vida, perdem parte de suas funções cerebrais, reduzindo seu quociente de inteligência a níveis que se aproximam da imbecilidade. Essas são as razões do mau desempenho das crianças das classes pobres.

Hoje, há consenso na sociedade e também entre os especialistas que o desenvolvimento do Brasil passa, necessariamente, pela educação. A análise é correta, mas incompleta, porque falta adicionar um ingrediente fundamental, que nunca é incluído na discussão.

Antes da educação temos que salvar a principal matéria prima que é o cérebro. Sem ele desenvolvido não há como assimilar uma educação de primeiro nível. É inútil colocar em universidades alunos que têm quociente de inteligência muito baixo. Pessoas com essa deficiência estão condenadas a uma vida dependente e se tornam, quase sempre, um peso para a sociedade.

A Constituição Federal assegura a todas as pessoas desprovidas de recursos o direito de receber do governo alimentação e assistência médica. Mas, seria conveniente uma política que vinculasse a concessão dos benefícios sociais ao cumprimento de certas obrigações.

Nesse caso, as mães gestantes, ou com filhos até três anos, somente receberiam o auxílio se comprovassem que cumpriram as determinações do médico e da assistente social.

Cumprida essas regras, em médio prazo ninguém terá dificuldades em aprender a linguagem culta. No entanto, até lá, os esforços devem ser dirigidos para atender os menos dotados. Se o aprendizado deles é mais difícil, maior deve ser o empenho dos professores. Não é o melhor caminho cristalizar a ignorância e estimular a criação de uma classe permanente de incapazes.

Matéria enviada pelo amigo Luiz Antonio Domingues.

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