domingo, 22 de maio de 2011

ODE À IGNORÂNCIA EM UM PAÍS DE NANICOS CULTURAIS

Hiram Reis e Silva, Caxias do Sul, RS, 22 de maio de 2011.

“Todas as feições sociais do nosso idioma constituem objeto de disciplinas científicas, mas bem diferente é a tarefa do professor de língua portuguesa, que espera encontrar no livro didático o respaldo dos usos da língua padrão que ministra a seus discípulos, variedade que eles deverão conhecer e praticar no exercício da efetiva ascensão social que a escola lhes proporciona”. (Presidente da Academia Brasileira de Letras - Marcos Vinicios Vilaça)

- ONG Educa Ativa

Vera Masagão Ribeiro,
doutora em educação,
coordenadora geral
da ONG Ação Educativa

Vera Masagão Ribeiro é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, doutora em Educação pela PUC-SP e coordenadora de programas e pesquisadora da ONG Ação Educativa, que atua em assessoria, pesquisa e informação visando à defesa de direitos educacionais e da juventude.

Em nota divulgada pelo MEC,
uma das autoras do livro,
Heloisa Ramos, justificou
que "o importante é chamar
a atenção para o fato de que
a ideia de correto e incorreto
no uso da língua deve ser
substituída pela ideia de
uso adequado e inadequado,
dependendo da situação
comunicativa."

Masagão é a (IR)responsável pedagógica pelo polêmico livro “Por Uma Vida Melhor”. Em entrevista, concedida à rádio CBN, tentou justificar a barbárie cometida contra a língua pátria no famigerado livro (muito minúsculo mesmo), de autoria de Heloisa Ramos, afirmando que é obrigação do estudante dominar as normas cultas e incultas da língua e optar pela que achar mais adequada. Masagão assevera que existe um preconceito sexista contra a norma culta e justificou sua colocação citando o caso de estudantes que ao falar corretamente em suas comunidades foram taxados de “homoafetivos” ou como “veados”. No seu hilário, para não dizer trágico discurso, Masagão tenta nos convencer que busca apenas não permitir que jovens heterossexuais das camadas mais humildes da população sofram constrangimento em suas comunidades de origem.

No nosso país os nanicos intelectuais ditam as normas para educar os nossos filhos e o governo se esforça para que as classes menos favorecidas não tenham condições de almejar um futuro melhor. O livro, pago com o imposto do contribuinte, que traz expressões como “nós pega o peixe” ou “os menino pega o peixe” é o único livro de português que foi distribuído neste ano pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos do MEC.

Quando estudante e mais tarde como educador aprendi que o educando servia de agente irradiador da cultura e de ascensão social de sua família e da comunidade da qual era membro. Em um país de “nanicos culturais” o nivelamento é por baixo, a cultura deve se submeter à ignorância da maioria em nome do “politicamente correto”. As políticas de cotas de acesso, ao ensino universitário, buscam garantir às minorias de todos os matizes raciais, sociais e sexuais que pessoas cada vez mais despreparadas sejam alçadas a cursos superiores, sem a qualificação necessária, perpetuando, com isso, nossa condição de país de terceiro mundo indefinidamente.

- Por Uma Vida Melhor

O livro faz uma abordagem nitidamente político-ideológica, estimulando o conflito, trazendo para a sala de aula mais um ingrediente de estímulo à desordem e ao ódio. Verifique abaixo trechos do livro Por Uma Vida Melhor:

É importante saber o seguinte: as duas variantes (norma culta e popular) são eficientes como meios de comunicação. A classe dominante utiliza a norma culta principalmente por ter maior acesso à escolaridade e por seu uso ser um sinal de prestígio. Nesse sentido, é comum que se atribua um preconceito social em relação à variante popular, usada pela maioria dos brasileiros.

“Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado”. Você pode estar se perguntando: “Mas eu posso falar os livro?”. Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico.

- Nota da ABL

O Cultivo da Língua Portuguesa é preocupação central e histórica da Academia Brasileira de Letras e é com esta motivação que a Casa de Machado de Assis vem estranhar certas posições teóricas dos autores de livros que chegam às mãos de alunos dos cursos Fundamental e Médio com a chancela do Ministério da Educação, órgão que se vem empenhando em melhorar o nível do ensino escolar no Brasil. (...)

A posição teórica dos autores do livro didático que vem merecendo a justa crítica de professores e de todos os interessados no cultivo da língua padrão segue caminho diferente do que se aprende nos bons cursos de Teoria da Linguagem. (...)

- Opinião de Mattoso Câmara Jr.

O primeiro e grande linguista brasileiro afirma:

Assim, a gramática normativa tem o seu lugar no ensino, e não se anula diante da gramática descritiva. Mas é um lugar à parte, imposto por injunções de ordem prática dentro da sociedade. É um erro profundamente perturbador misturar as duas disciplinas e, pior ainda, fazer linguística sincrônica com preocupações normativas. O manual que o ministério levou às nossas escolas não o ajudará no empenho pela melhoria a que o ministro tão justamente aspira.

- Opinião de José Ribamar Sarney de Araújo Costa

O ex-presidente José Sarney disse que:

É nesse quadro que o Brasil resolve criminalizar quem fala corretamente e quer ensinar a que os outros também o façam. Isso, dizem, é discriminação. Ensinar não é discriminar, a função do professor é ensinar e corrigir. Ora, corrigir quem fala errado chamar atenção para o erro nunca é discriminar. Os teóricos da defesa do erro de gramática são os primeiros que deveriam aprender a aprender. Uma língua de cultura é uma evolução da língua. Sem regras ela se torna outra língua, passando por crioulo, dialeto ou outra coisa que se queira chamar.

- Aboliu-se o mérito e agora aprova-se a frase errada para não constranger

Fonte: Bom dia Brasil, 17/05/2011

Alexandre Garcia comenta o livro de português, abonado pelo MEC, que defende que não há o errado na língua portuguesa, mas o inadequado.

Quando eu estava no primeiro ano do grupo escolar e falávamos errado, a professora nos corrigia, porque estava nos preparando para vencer na vida. É notório que o conhecimento liberta, forma eleitores e contribuintes conscientes, gente que cresce e faz o país crescer.

É notório que o conhecimento vem pela educação na escola, em casa e na vida. E é óbvio que a raiz de tudo está na capacidade de se comunicar, na linguagem escrita que transmite e difunde o conhecimento e o pensamento. Isso é o que diferencia o homem dos outros animais.

A educação liberta e torna a vida melhor, nos livra da ignorância, que é a condenação à vida difícil. Quem for nivelado por baixo terá a vida nivelada por baixo.

Pois, ironicamente, esse livro se chama “Por uma vida melhor”. Se fosse apenas uma questão linguística, tudo bem, mas faz parte do currículo de quase meio milhão de alunos. E é abonado pelo Ministério da Educação. Na moda do politicamente correto, defende-se o endosso a falar errado para evitar o preconceito linguístico.

Ainda hoje, todos viram o chefão do FMI algemado. Aqui no Brasil, ele não seria algemado porque não ofereceria risco. No Brasil, algemas constrangem os detidos. Aqui, os alunos analfabetos passam automaticamente de ano para não serem constrangidos. Aboliu-se o mérito e agora aprova-se a frase errada para não constranger.

A Coreia saiu arrasada da guerra através de duas ou três décadas de educação rígida. A China, que há poucos anos estava atrás do Brasil, sabe onde está indo a razão de 10% ao ano do PIB: com educação rígida, tradicional, competitiva e premiando o mérito. Aqui, estamos apontando para o sentido contrário.

– Blog e Livro

Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e da “Travessia da Laguna dos Patos I (2010), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre. Pode ainda ser adquirido através do e–mail: hiramrsilva@gmail.com.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&dq=%22hiram+reis+e+silva%22&source=gbs_navlinks_s.

Coronel R/1 de Engenharia do Exército Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – Seção Porto Alegre (IDMM);Vice Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - RS (AHIMTB); Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br - Blog: http://desafiandooriomar.blogspot.com

Blog: http://diarioriomar.blogspot.com - E–mail: hiramrs@terra.com.br

Imagens da Internet - fotoformatação (PVeiga).

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