quinta-feira, 5 de maio de 2011

UNESPAR-CONFUSÃO NA UNIVERSIDADE

Alípio Leal, Secretário de Estado
da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior do Paraná, acumula a
função de reitor da Unespar

Por Celso Nascimento

Nem bem foi criada e nem bem começou a funcionar, a Uni­­­ver­­­sidade do Estado do Paraná (Unespar) já se tornou foco de confusão: seu primeiro reitor, eleito pelo conselho da nova universidade e nomeado no apagar das luzes do governo Pessuti, professor Zeferino Perin, foi repentinamente exonerado pelo governador Beto Richa. E anteontem, o secretário de Ciência e Tecnologia, Alipio Leal, que responde pelo ensino superior no estado, se autoproclamou reitor e deu posse ao vice, Marco Aurélio Vicentin.

Para quem não sabe, a Unes­­par era uma antiga reivindicação das faculdades estaduais isoladas existentes no Paraná. Escola de Música e Belas Artes, de Curitiba, só para citar um exemplo mais conhecido. Além dela, outras seis espalhadas pelo interior encontravam-se numa situação de extrema fragilidade do ponto de vista acadêmico e sofriam de profunda anemia financeira. Unidas, tornaram-se uma universidade – a Unespar – com todas as prerrogativas e condições correlatas ao nível superior.

Pois bem: o novo governo achou que deveria mudar o reitor “do governo passado”. Só que o fez atropelando todas as leis e regimentos possíveis. Zeferino, para o bem ou para o mal, tinha mandato de três anos a cumprir. Foi destituído por decreto sem que isso fosse levado em consideração. Mais: o vice-reitor nomeado e empossado, Marco Vincentin, caiu de paraquedas: nem é do quadro estadual (como exige o regimento), não foi indicado pelo conselho universitário e nem tem mestrado (outra exigência legal). Assim como o “reitor informal” autoproclamado Alipio Leal.

Um mandado de segurança poderá resolver o assunto.

Fonte: gazeta do povo

Um comentário:

Thiago Bittencourt disse...

O Secretário Alípio Leal se "autoproclamou reitor" de uma universidade? Como assim? Isso é ilegal! Os comentários são de que esse Secretário foi uma péssima escolha! Quem o indicou? Ele não era ligado ao Requião? O Beto tem consciência que ele está bagunçando o ensino superior do estado? É só o que se fala! E ele demitiu o reitor com a justificativa esfarrapada que consta da matéria? O professor Zeferino Perin é um dos profissionais mais respeitados quando se fala em ensino superior, no Paraná e no Brasil. É sabido que ele participou da história da criação dessa universidade a convite convite do grande José Richa, o Richa pai. Estou surpreso e pasmo com a atitude do Richa Filho! Onde vamos parar? O que esperar, agora, para as nossas universidades?