segunda-feira, 2 de maio de 2011

A POLÍTICA E A PROSTITUIÇÃO

Por João Bosco Leal

Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos de 1981 a 1989, em determinada ocasião disse: "Imagina-se que a política seja a segunda profissão mais antiga do mundo. Mas creio que tem muita semelhança com a mais antiga de todas".

A direção nacional do PT readmitiu no partido o Sr. Delúbio Soares, um dos 38 acusados no processo, que tramita no Supremo Tribunal Federal, com previsão de julgamento em 2012

André Vargas, Secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, já havia declarado que "Nenhum de nós tem condição moral ou política de dizer que ele não pode militar no PT", e o novo presidente do partido, Rui Falcão declarou que "'Não existe expulsão perpétua".

O Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, relator do processo, alertou recentemente que alguns dos envolvidos no caso do 'Mensalão do PT' não serão sequer julgados, pois prescreverá a acusação contra os mesmos antes que ocorra o julgamento, tantos são os artifícios protelatórios usados pela defesa.

Contrariando a presidente Dilma Rousseff que apoiava outro nome, José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil e hoje comandante da ala paulista do partido, realizou articulações e facilmente conseguiu eleger o novo presidente do partido até 2013, Rui Falcão, em substituição a José Eduardo Dutra que renunciou por motivo de saúde, mostrando a força que possui no partido, apesar de ser acusado, no mesmo processo, de ser o chefe e mentor do grupo.

Diversos acusados de corrupção e outros crimes, que haviam sido impedidos de tomar posse pela chamada Lei da Ficha Limpa já assumiram seus cargos como deputados e senadores.

Renan Calheiros, que em 2007 renunciou à presidência do Senado quando acusado de quebra do decoro parlamentar, em um processo onde era suspeito de utilizar 'laranjas' na aquisição de veículos de comunicação, agora foi eleito membro do Conselho de Ética do Senado.

José Genoino, acusado de ser o avalista das operações bancários do mensalão, ressurgiu como 'Assessor Especial' do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, como que por pura provocação aos militares brasileiros, que o prenderam quando participava da Guerrilha do Araguaia.

Na semana passada, Roberto Requião tomou o gravador de um repórter que lhe perguntou sobre seu salário como ex-governador e só o devolveu com a memória vazia. Com a repercussão sobre a agressão, alega que, como Senador da República, está sofrendo bullyng pela imprensa brasileira.

Sarney, acusado de diversas irregularidades como Presidente do Senado e que declara haver reassumido o posto como um 'sacrifício', diz que a atitude do senador não foi nada mais que um simples momento de ira, e que nada significou, não se tratando de impedimento da liberdade de imprensa.

No Brasil atual, a política, segunda profissão mais antiga do mundo, em sua grande maioria, só é realizada por pessoas filhas da primeira.

Nenhum comentário: