- Frutas: cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola, kiwi), melão, pitanga, goiaba, caju, mamão, melão, manga, melancia, banana, caqui, damasco, cereja, abacate
- Verduras: agrião, espinafre, couve, brócolis, rúcula
- Legumes: tomate, cenoura, beterraba, pimentão amarelo, lentilha e chuchu
- Cereais: arroz integral, semente de girassol, soja
- Condimentos: açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa, tomilho, louro, manjericão, manjerona, orégano, pimenta, gengibre, alecrim
- Outras fontes: fígado, peixe, frango, gema de ovo, nozes, óleos vegetais de soja, arroz, algodão, milho e girassol
sábado, 28 de julho de 2012
SISTEMA IMUNOLÓGICO, A DEFESA DO SEU CORPO
Alimentos que fortalecem o sistema imunológico, saiba o que colocar no prato para ajudar a reforçar o sistema de defesa do organismo
O sistema imunológico, é o Departamento de Defesa do seu corpo porque quando fragilizado deixa o organismo vulnerável a inúmeras condições que podem deteriorar, ou comprometer sua saúde, sendo a ocorrência de câncer uma das mais preocupantes.
Os médicos especialistas em sistema imunitário, Greg B. Wilson, e James B. Daily, Jr., ambos americanos e ambos Ph.D., destacam que o início das doenças degenerativas e infecciosas é apenas a resposta do corpo ao enfraquecimento do seu sistema de defesa. Com o perigo do efeito colateral de vacinas, e o desenvolvimento da resistência aos antibióticos por parte dos micro-organismos, a única arma que resta ao físico é sua autoproteção.
Um colapso do sistema imunológico pode representar, rapidamente, o desenvolvimento de um tumor canceroso. É errado assumir que somente uma bactéria, por exemplo, pode ser a responsável por uma doença. O que realmente conta neste caso é a dotação hereditária, o estado da sua nutrição, o estresse e o seu estado psicológico. Se saudável, o corpo simplesmente mata, ou elimina a bactéria.
Demasiada exposição à poluição, a químicos, produtos tóxicos e até ao excesso de preocupações na vida diária deixam o sistema sem resistência as doenças cardíacas, artrite e ao envelhecimento, entre outras.
São as condições do mundo atual, que pode ser considerado um campo minado tóxico, que debilitam o organismo. Os médicos salientam que pela quantidade de pesticidas usados para controlar as pragas durante o cultivo dos alimentos, peixes vendidos ao consumo humano, mesmo envenenados com mercúrio, e a poluição do ambiente, não há nenhuma admiração em constatar que as pessoas venham desenvolvendo doenças e infecções crônicas cada vez mais frequentes, e cada vez mais graves.
A alternativa para formar uma barreira natural no corpo é optar por alimentos orgânicos, e fugir dos medicamentos sintéticos. A medicina natural é a grande arma que o ser humano pode ter diante da atual realidade.
Somente deixando o seu corpo nutrido com alimentos saudáveis, frutas e vegetais, mantendo uma rotina de exercícios regulares, bebendo água regularmente, e controlando o consumo de substâncias nocivas, como o tabaco, é que poderá deixar seu Departamento de Defesa pronto para contra atacar sempre que necessário.
O nosso organismo está constantemente exposto a bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos que podem atacá-lo a qualquer momento causando doenças. Entretanto, o corpo está equipado com o sistema imunológico, um verdadeiro exército de células, tecidos, órgãos e substâncias que têm a função de combater esses invasores externos.
Se você fica doente com facilidade, atenção: sua imunidade pode estar baixa. Gripes frequentes, resfriados e pequenas infecções recorrentes são sinais de que o sistema imunológico precisa de reforços. Ele precisa de cuidados, e ter uma alimentação saudável é um deles.
O nosso organismo está constantemente exposto a bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos que podem atacá-lo a qualquer momento causando doenças. Entretanto, o corpo está equipado com o sistema imunológico, um verdadeiro exército de células, tecidos, órgãos e substâncias que têm a função de combater esses invasores externos.
Se você fica doente com facilidade, atenção: sua imunidade pode estar baixa. Gripes frequentes, resfriados e pequenas infecções recorrentes são sinais de que o sistema imunológico precisa de reforços. Ele precisa de cuidados, e ter uma alimentação saudável é um deles.
Uma alimentação deficiente pode deixar o corpo mais suscetível a doenças. Por isso, fazer boas escolhas na hora de montar o prato é muito importante para evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.
Isso porque o corpo necessita de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa do organismo.
Para exercer uma função protetora, os nutrientes que reforçam o sistema imunológico devem ser ingeridos diariamente. Comê-los esporadicamente não deixará o corpo protegido.
Alimentos que aumentam a imunidade
As vitaminas estão entre os nutrientes mais indicados para manter o sistema imunológico funcionando corretamente. A vitamina C, por exemplo, tem efeito direto sobre as bactérias e vírus, aumentando assim a resistência às infecções. Já a vitamina A, tem ação anti-inflamatória. A vitamina E, por sua vez, age em conjunto com as do tipo A e C e com o mineral selênio, retardando o envelhecimento. As ações protetoras contra o câncer e a influência no controle de alguns tipos de diabetes tornam a vitamina B6 uma grande aliada do sistema imunológico.
Entre os minerais, destacam-se o zinco, que atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos e o selênio, que tem ação similar à vitamina E, neutralizando a ação dos radicais livres e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.
Veja agora alguns dos alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam a aumentar a imunidade:
Os iogurtes com lactobacilos vivos têm um papel importante nesta questão, pois são ricos em probióticos, bactérias que ajudam a restabelecer a flora intestinal e estão envolvidas na produção de uma substância com ação antiviral que ajuda a combater os invasores. Também favorecem a absorção de nutrientes dos outros alimentos, o que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Além de incluir os alimentos sugeridos, outra boa sugestão de como fortalecer o sistema imunológico é manter uma alimentação variada, montando pratos bem coloridos. Quanto mais cores, maior é a diversidade de vitaminas e minerais da refeição.
O ideal é manter essas dicas em prática constantemente e não só no inverno ou quando o corpo der os primeiros sinais de que algo não vai bem. Não se esqueça de que a defesa é sempre o melhor ataque.
Fontes: Outra Medicina e Dicas de Mulher.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário