quinta-feira, 26 de julho de 2012

ESPIRITUALIDADE: O APÓSTOLO SÃO PAULO


São Paulo, incansável comunicador do Evangelho, mártir convertido ao cristianismo, é o autor do primeiro texto do Segundo Testamento, a primeira Carta aos Tessalonicenses, e um apaixonado por Jesus Cristo. Uma de suas frases mais conhecidas testemunha a vida de conversão e entrega ao anúncio do Evangelho: "Combati um bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé" (2Tm 4,6).
Nascido na Cilícia, onde hoje é a Turquia, São Paulo foi educado nas culturas grega e judaica; falava a língua grega e a aramaica. Recebeu formação nas Sagradas Escrituras. Até sua conversão, em 32 d.C., era chamado Saulo e trabalhava para o Império Romano, perseguia os cristãos, e tinha como ofício a fabricação de tendas.
Paulo presenciou a morte de Estevão, apedrejado por defender a fé cristã. Depois disto, intensificou a perseguição aos seguidores de Jesus, até que durante uma viagem à Damasco, teve uma visão na qual Jesus, em espírito, lhe perguntava: "Saulo, Saulo, porque me persegues?" Ficou cego até que um discípulo de Jesus, chamado Ananias, foi enviado por Deus para curá-lo.
Após voltar a enxergar, converteu-se ao cristianismo, mudando o nome para Paulo, anunciador do Evangelho ao povo judeu e realizou três grandes expedições missionárias que duraram 25 anos, pregando a fé, a esperança e a caridade.
Preso várias vezes resistiu a torturas, injúrias e apedrejamentos. No ano 67, quando estava preso em Roma, foi condenado por seguir uma religião - então considerada ilegal - e morto por decapitação.
A Igreja comemora a solenidade de São Paulo em 29 de junho, o mesmo dia de São Pedro, o primeiro Papa e um dos companheiros de pregação de Paulo.

Nenhum comentário: