quarta-feira, 4 de julho de 2012

PARAGUAI RETIRA EMBAIXADOR NA VENEZUELA E DENUNCIA INTERVENÇÃO


O governo do Paraguai decidiu nesta quarta-feira (4) declarar persona non grata e expulsar o embaixador da Venezuela no país, José Javier Arrúe De Pablo (foto ao lado). O anúncio, feito pelo Ministério das Relações Exteriores paraguaio, também determina a retirada do embaixador paraguaio na Venezuela, Augusto Ocampos Caballero.
A decisão se deve a “graves evidências de intervenção, por parte de funcionários da República Bolivariana da Venezuela em assuntos internos da República do Paraguai”, de acordo com a agência pública de notícias paraguaia, IP. Caballero comandava a missão diplomática do Paraguai na Venezuela desde setembro de 2010.
Decisão ocorre por “graves evidências
de intervenção" da Venezuela em assuntos
do Paraguai, alega governo de
Federico Franco | Foto: Marcello
Casal Jr./ABr
O texto faz menção ao vídeo surgido na terça-feira (3) em que o chanceler venezuelano Nicolás Maduro participaria de reunião com militares a duas horas da aprovação do impeachment de Fernando Lugo. A aparição, segundo defensores do atual presidente Federico Franco, seria uma ingerência em assuntos internos do Paraguai.
O vídeo mostra os participantes do encontro entrando e saindo do local onde se deu a reunião. A atual ministra da Defesa do Paraguai, María Liz García, afirmou ter divulgado o vídeo atendendo a ordens expressas de Federico Franco. As imagens, editadas e sem áudio, teriam sido feitas entre 16h23 e 16h33 do último dia 22, logo antes do fim da votação do impeachment de Lugo no Senado paraguaio.
Como não está no Paraguai, o embaixador venezuelano Arrúe de Pablo, declarado persona non grata, está automaticamente expulso do país, sem que o governo paraguaio tenha que fixar um prazo para sua saída.
Com informações da Agência Brasil e Reuters

Nenhum comentário: