quinta-feira, 26 de julho de 2012

VIVA O DIA DOS AVÓS - NOSSA HOMENAGEM


Cena de interior, 1901 [também chamado  O Polichinelo] Alessandro Sani (Itália, 1870,1950) óleo sobre tela, 36 x 85cm
 Meus Tiranos-
Frederico Trotta
(aos meus sete netos)
Oh!  filhos de meus filhos, meus tiranos,
que a casa me invadis, alacremente,
na expansão natural dos tenros anos,
como um bando de pássaros, contente!
Não deixais sossegados móveis, panos,
em tudo remexeis alegremente.
Sois meigos, vivos, bons, não causais danos
e a tristeza espantais, jocosamente!
E junto da avó, em grupo tagarela,
à larga expandis os corações,
formando um cromo, cândida aquarela,
tal qual Branca de Neve e os sete anões!
-
Adoro essa balbúrdia domingueira,
de brincos infantis e risos castos,
de suave sabor patriarcal! 
Vós me tornais feliz de tal maneira
que, praza aos céus, na hora derradeira,
ao fechar para sempre os olhos gastos,
cerrando sobre a vida espesso véu,
ouça invadir a casa toda inteira,
vosso clamor;
fanfarra triunfal,
a conduzir-me à porta azul do céu!

-
Em: Poetas cariocas em 400 anos
ed. Frederico Trotta, 
Rio de Jnaeiro, Editora Vecchi: 1965

Nenhum comentário: