sábado, 7 de julho de 2012

INAUGURADO EM CAMPO MOURÃO PRÉDIO DA CÂMARA DE VEREADORES - MODERNA E ARROJADA ARQUITETURA

Foi inaugurada no final da tarde de ontem a sede própria da Câmara de Vereadores de Campo Mourão. Apesar do porte e padrão da obra, projetada para suprir as necessidades nas próximas décadas, não foram necessários financiamentos ou sequer o repasse de recursos do orçamento da Prefeitura. O prédio, que leva o nome de Iris Antonio Mazzuchetti, foi construído e equipado com o que existe de mais moderno exclusivamente com a aplicação de recursos do próprio Poder Legislativo.
A solenidade de inauguração teve início no plenário e foi aberta com a composição do quadro de autoridades e a execução do Hino Nacional. 
Na sequência aconteceu o lançamento do selo personalizado dos Correios alusivo a inauguração da sede do Legislativo mourãoense (foto ao lado). A importância e significado do evento foram destacados pelo diretor regional dos Correios, Carlos Mariani. Após a assinatura da cartela de lançamento do selo foi realizada a aplicação do carimbo e uma das peças filatélicas foi recolhida para o Museu Postal, que está instalado em Brasília.
O cerimonial de inauguração prosseguiu com os pronunciamentos das autoridades. Falaram inicialmente os deputados: Marla Tureck, Douglas Fabrício e Zeca Dirceu. Em seguida usou da palavra o prefeito Nelson Tureck e o ex-governador Orlando Pessutti. O último a discursar foi o presidente da Câmara de Vereadores, Eraldo Teodoro de Oliveira, que já na abertura destacou: “Hoje é mais um dia feliz em minha vida”. Na sequência agradeceu o apoio recebido de todos – enfatizando a contribuição dos servidores – para a execução da obra, a exemplo da colaboração recebida dos demais vereadores e o incentivo da comunidade.
Eraldo também confessou que antes de janeiro de 2005, quando assumiu como vereador, tinha outra imagem do Poder Legislativo. Acrescentou ainda: “continuo ainda mais envolvido nessa causa, cada vez mais compromissado. E asseguro que o meu melhor momento é o presente, porque tenho uma história passada e uma perspectiva para o futuro”, acentuou
Descerramentos de Placas
Na última parte do evento foram descerradas, na entrada do prédio, duas placas de inauguração, uma tradicional, com nomes de vereadores e prefeito, e outra com a relação de todos os servidores da Câmara. O presidente Eraldo Teodoro e o prefeito Nelson Tureck, juntamente com os vereadores Ademir Franco de Lima, Sidnei Jardim e Isidoro Morais, descerram a placa de inauguração.
A placa que registra o nome dos servidores do Poder Legislativo do Município, foi descerrada pelos vereadores Beto Voidelo, Helton Borges e José Pochapski, juntamente com os servidores Valter Francisco da Silva e Elton Tondim, juntamente com Eraldo Teodoro e Nelson Tureck.
Na continuidade, as autoridades e o público conheceram as instalações, percorrendo todo o prédio, que está localizado na esquina da Rua Francisco Albuquerque com a Avenida Manoel Mendes de Camargo.
A inauguração reuniu grande número de autoridades locais e regionais, além de representantes das principais entidades locais, lideranças comunitárias e muitos populares. Também contou com a presença de Erikson Camargo Chandoha (secretário nacional de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo), de chefes de órgãos estaduais e federais instalados na cidade.
De sonho a realidade
A construção de um prédio para a Câmara Municipal condizente com o porte de Campo Mourão era não apenas um sonho antigo dos vereadores, mas uma necessidade apontada por lideranças da própria comunidade. Afinal, boa parte das cidades da região, de menor potencial econômico, já contava com instalações muito superiores para o Poder Legislativo.
A empreitada de concretizar a antiga aspiração foi capitaneada pelo atual presidente da Câmara de Vereadores, Eraldo Teodoro de Oliveira. Até o final de 2009, quando foi iniciada a construção da nova sede, a Câmara de Vereadores ocupava o prédio originalmente construído para abrigar o Fórum (em 1964), parte da antiga delegacia e ainda a antiga cadeia pública (que ainda mais antigos, da década de 50). Todas as instalações apresentavam infiltrações e outros problemas.
Uma Câmara de primeiro mundo
O projeto das novas instalações do prédio da Câmara foi desenvolvido pela arquiteta mourãoense Sônia Pessa. Na execução da obra foram investidos R$ 4.685.419,98, enquanto em móveis e equipamentos foram aplicados R$ 1.717.777,29. A nova sede tem 2.454 metros quadrados. Conta com gabinetes para os 13 vereadores da próxima legislatura e dependências similares para atender futuras ampliações do número de edis. Também possui sala de sessões com capacidade para 140 pessoas assentadas (em dois pisos) e estacionamento subterrâneo para 24 veículos.
Coquetel no Celebra
A inauguração da Câmara terminou com um coquetel no Celebra. Tinha mais de mil pessoas por lá. E nada de discursos, para a alegria dos convidados. (fontes: Coluna do Ely e TáSabendo).

Nenhum comentário: