domingo, 29 de julho de 2012

O SIGNIFICADO DO SINAL DA CRUZ

“O SIGNIFICADO MÍSTICO DO “PELO SINAL DA SANTA CRUZ”
ESTA SERIA A POSIÇÃO CORRETA, COM QUE OS ANTIGOS CRISTÃOS USAVAM SE PERSIGNAR
PERSIGNAR-SE: o ato de fazer o sinal da CRUZ ou de benzer-se...
“Pelo Sinal da Cruz”
(†) Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio.
(†) Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com esta segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua misericórdia e do Seu amor e não dos nossos méritos; que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão.
(†) Dos nossos inimigos: a terceira cruz tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.
Que é benzer-se?
 “Benzer-se é fazer uma cruz, com a mão direita aberta, da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, dizendo: Em nome do Pai, e do Filho, + e do Espírito Santo. Amém” (2º Catecismo da Doutrina Cristã).
Hoje, infelizmente, milhares de católicos não fazem mais o sinal da cruz; os mesmos “esparramam” os dedos pelo rosto, peito e ombros, parece que estão mais se lavando do que benzendo-se. É preciso fazer o sinal da cruz com o máximo de piedade e respeito: “Tomai cuidado, portanto, para não fazerdes sinais de cruz ridículos. Nunca traçá-los apressadamente; antes que executá-los mal, é melhor omiti-los” (Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual, Capítulo 27).
Por que o sinal da cruz é o sinal do cristão?
 “O sinal da cruz é o sinal do cristão: 1º porque serve para distinguir os cristãos dos infiéis, e 2º porque indica os principais mistérios da nossa fé” (2º Catecismo da Doutrina Cristã).
É coisa útil fazer frequentemente o sinal da cruz?
 “Sim; fazer frequentemente o sinal da cruz é coisa utilíssima, porque este sinal tem a virtude de avivar a fé, repelir as tentações e alcançar-nos de Deus muitas graças” (2º Catecismo da Doutrina Cristã).
“O sinal da cruz é o sinal do cristão, uma prece de louvor à santíssima Trindade, uma profissão de fé. Através do sinal da cruz alcançam-se muitas graças. Certa vez, como faltasse água potável e os passageiros do navio morressem de sede, São Francisco Xavier adoçou água do mar com o sinal da cruz. O frequente deste sinal é recomendado pelo catecismo e por muitos santos” (Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual, Capítulo 33).
Quando devemos fazer o sinal da cruz?
 “Devemos fazer o sinal da cruz pela manhã, ao despertar; à noite, ao deitar; antes e depois das refeições; no princípio e no fim de qualquer trabalho; antes de começar a oração; nas tentações e nos perigos” (2º Catecismo da Doutrina Cristã).
“O cristão começa seu dia, suas orações e suas ações com o sinal-da-cruz, ‘em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém’. O batizado dedica a jornada à glória de Deus e invoca a graça do salvador, que lhe possibilita agir no Espírito como filho do Pai. O sinal-da-cruz nos fortifica nas tentações e nas dificuldades” (Catecismo da Igreja católica, 2157), e: “A cada ação, sempre que saímos ou voltamos para casa, lavando-nos, vestindo-nos, ao acendermos as luzes, durante a conversação, sempre fazemos o sinal da cruz” (Tertuliano, De Coron. milit., c. III), e também: “A cada ação, a cada passo, que a mão sempre trace a cruz” (São Jerônimo, Epist. 18 ad Eustoch.).
Publicado em Cruz, Santíssima Trindade

Nenhum comentário: