segunda-feira, 23 de julho de 2012

A DIFERENÇA ENTRE ESQUERDISTAS E CONSERVADORES

O blog Vivificat me levou a um blog chamado Dover Beach, o autor deste blog gosta de colecionar frases. Entre elas, encontrei três de grandes autores: o poeta e pensador Peter Viereck, o estadista Edmund Burke e filósofo Soren Kierkegaard.
Acho que a gente pode dizer que elas respondem à mesma pergunta: Como pensa um conservador?
Na primeira frase, Viereck mostra qual é a diferença entre um esquerdista e um conservador. Com isso, podemos identificar claramente as pessoas. Na segunda, Burke mostra o que há de profundo no conservador, a ideia de que o que importa já foi definido por Deus. Na terceira, Kierkegaard mostra o perigo da suavização do Cristianismo. Ah, se nossos padres ouvissem Kierkegaard.
Traduzo-as (Pedro Erik ) abaixo em itálico.
Diferença entre um esquerdista e um conservador
"O esquedista de fora, para ele as instituições removíveis são a fonte última do mal; acha que a tarefa social do homem deve ser a criação de um mundo em que o mal desaparecerá. Suas ferramentas para essa tarefa são o progresso e o iluminismo. O conservador vê a natureza interior irremovível do homem, como a fonte última do mal, acha que a tarefa social do homem deve ser chegar a um acordo com um mundo em que o mal é perpétuo e em que a justiça e a compaixão serão ambos perpetuamente necessários. As suas ferramentas para esta tarefa são a manutenção de sistemas de retenção éticos dentro do indivíduo e da manutenção de ininterruptos, contínuos padrões sociais dentro da cultura como um todo. Assim, o conservador desconfia da democracia direta desenfreada, e sem padrão ético." Peter Viereck
O que há de profundo no conservador
“Nós não fizemos nenhuma descoberta, e pensamos que não há descoberta a ser feita, na moralidade, não muitas sobre os grandes princípios para governar, nem nas idéias de liberdade, que foram entendidas muito antes de nascermos, tudo isto também ficará após a sepultura ter seu molde empilhado sobre a nossa presunção, e a tumba silenciosa impuser sua lei sobre a nossa loquacidade disrespeitosa". Edmund Burke.
O perigo da suavização do Cristianismo
“A raça humana no decorrer do tempo, tomou a liberdade de amolecer e amolecer o Cristianismo, até que finalmente temos planejado fazer exatamente o oposto do que determina o Novo Testamento.” Soren Kierkegaard.
<><><><><>///////<><><><><>
Genial, não é?, todas as três frases. E quem é o cara na imagem acima (quadro de Hans Holbein)? São Tomás More, o Patrono dos Políticos e Estadistas, grande exemplo de como princípios estão muito acima do ganho político.

Nenhum comentário: