segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FESTIVAL PARANAENSE DO SAMBA

Dois palcos no Largo da Ordem vão transformar

Curitiba na capital do samba nos dias 2 a 5 de dezembro

Cerca de 25 grupos musicais vão transformar Curitiba na capital do samba a partir de quinta-feira (dia 2), às 18 horas. Organizado pelo Centro Cultural Humaitá e apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Festival Paranaense do Samba prossegue até o dia 5 de dezembro com dois palcos localizados no centro histórico de Curitiba.

O evento reúne diferentes gêneros e mestres de samba e da cultura popular – do samba rural ao carnaval –, visando mapear a presença do samba em todo o Estado do Paraná antes de se tornar anfitrião dos expoentes do samba nacional. “O Festival Paranaense do Samba tem potencial para se tornar a maior festa de cultura popular do sul do país”, assinala o presidente do Centro Humaitá, Adegmar Candiero.

O Festival tem início justamente no Dia Nacional do Samba, com uma série de apresentações com mais de 200 artistas, que vão se apresentar em dois palcos no Largo da Ordem – Ruínas e Bebedouro. “O Paraná possui muita história, muitos talentos que queremos evidenciar, porque as nossas origens precisam ser reverenciadas”, afirma.

Um dos talentos presentes nos quatro dias do festival é o da Mãe Orminda, do Grupo Divina Luz, uma das figuras de destaque do samba paranaense. Ela foi a primeira puxadora de samba do Brasil, tendo saído para puxar o samba enredo da escola de samba Dom Pedro II, em 1978. Com seu canto forte, puxa um repertório que não deixa ninguém indiferente. Já o compositor Caco, ex-intérprete do Melodia, segura um dos sambas mais animados da cidade e estará no palco Ruínas no dia 3 de dezembro. “Temos aqui muitas outras riquezas escondidas e convidamos todos os paranaenses a conferir”, aponta Candiero.
Assessoria de Imprensa-Festival Paranaense do Samba

Ana Paula de Carvalho

festivalparanaensedosamba.wordpress.com

PROGRAMAÇÃO
2 de dezembro – Palco Ruínas de São Francisco

18h - Ebubu Fulô

Fundado em 2002, o Ebubu Fulo é um grupo de choro, maxixe e samba instrumental, formado por Julião Boêmio, Daniel Miranda, Vinícius Chamorro, Zezinho do Pandeiro, Luiz no surdo e, como convidado especial, Pedrinho da Viola. Traz composições do premiado Julião Boêmio e composições de Pedrinho da Viola.

19h - Abertura Solene

Solenidade de abertura com a presença de convidados especiais e autoridades.

20h - Origens do Samba – Homenagem à casa da Tia Ciata

Dramatização em homenagem à Tia Ciata, em cuja casa as tradições musicais baianas ganham uma identidade mais carioca. A personagem será interpretada pela atriz Geisa Costa, sob direção de Olinto Simões, que coordena, em seguida, um bloco carnavalesco em performance interativa na praça João Cândido, atrás das Ruínas.

02 de dezembro – Palco Bebedouro

21h - Escolas de Samba e Samba Enredo

Após a dramatização e a passagem pela praça João Cândido, em homenagem ao centenário da Revolta da Chibata, um “desfile de carnaval” desce até o palco do Bebedouro. Para composições da miniescola de samba, participam as bandeiras das 7 escolas de samba de Curitiba e mais a bandeira especial do Festival Paranaense do Samba. No palco Bebedouro, a apoteose fica por conta do samba enredo e da bateria show do Mestre Divino.

03 de dezembro – Palco Ruínas de São Francisco

18h - Choro e Seresta

O "Conjunto Choro e Seresta" é o mais famoso e tradicional conjunto de choro de Curitiba, fazendo parte da história cultural da cidade com suas apresentações aos domingos na Feira do Largo da Ordem.

19h30 - Caco e Conselheiros do Samba

Caco, ex-intérprete do Melodia, segura um dos sambas mais animados da cidade, todas as sextas-feiras, no Conselheiro Bar. Para o show, promete um repertório clássico e descontraído, passando por Clara Nunes, Zeca Pagodinho, Jeito Moleque, entre outros.

21h - Nego Chandi e Grupo Sou do Samba

Jovem e talentoso grupo, com um show de composições próprias, Nego Chandi recentemente foi convidado a representar o samba paranaense em um concurso da Light, no Rio de Janeiro, junto com os parceiros Fábio Pires e Cláudio Peba.

03 de dezembro – Palco Bebedouro

18h - Ciro Moraes e Departamento do Samba

Formado no ano 2000, o intérprete do grupo, o cantor Ciro Morais, é considerado um dos principais cantores de samba do Paraná em todos os tempos. O repertório do Departamento de Samba abrange o período dos anos 20 do século passado até os dias atuais. Através de arranjos simples e bem executados o Departamento de Samba destaca-se por sua postura alegre e descontraída, aliada ao profissionalismo.

19h30 - K.Tito e Banda

Com mais de 600 composições de sua autoria, o intérprete e compositor Ktito se destaca pela versatilidade e pela virtuose no violão. Traz ao palco Bebedouro um repertório de afro-sambas.

21h - Mãe Orminda e Divina Luz

Mãe Orminda, do Grupo Divina Luz, é uma das figuras de destaque quando se fala em samba no Paraná. Ela foi a primeira puxadora de samba do Brasil, tendo saído para puxar o samba enredo da escola de samba Dom Pedro II, em 1978. Com seu canto forte, puxa um repertório que não deixa ninguém indiferente.

04 de dezembro – Palco Ruínas de São Francisco

14h - Partideiros Reunidos

O partido alto é o mais nobre dos gêneros de samba. Pois é um samba que exige atenção, criatividade, aliando conhecimento e muita poesia bem ao gosto da herança africana dos jogos de improviso e desafio. Um gênero registrado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, juntamente com o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Samba de Terreiro e o Samba Enredo.

15h30 - Nilo Samba Choro

Um dos mais tradicionais grupos de samba choro de Curitiba. Caracterizado pela diversidade de músicos e intérpretes talentosíssimos que o compõem, como Marlene Meira, Leninha, Ivete, Gogó de Ouro, Robson, entre outros.

17h - Chorando Baixinho

Com o show Renovação do Choro Paranaense, o grupo traz uma nova geração de músicos sob a batuta de Julião Boêmio: Emer do Cavaco, Joana da Flauta, Vina Grisalho, Victor Pandeiro e Luizinho no Surdo, com a participação da revelação Luquinha do Cavaco.

19h30 - Samba de saia

Fundado em 2005, o Samba de Saia é um grupo de samba, bossa-nova e MPB formado por quatro musicistas que revezam seus dotes musicais entre pandeiro, violão, teclado, flauta transversal, vozes, tamborim, agogô e tantan. O grupo inspira-se em grandes músicos brasileiros para montar seu repertório e seu figurino. Permeiam o imaginário das quatro musicistas as rodas de jongo, tambores de crioula, rodas de samba e tantas outras manifestações populares e folclóricas do nosso país.

21h - Samba Lelê

Grupo de pagode que vem se destacando nas noites curitibanas, com Rafael no Cavaco, Dudu no Banjo, Adriano Rosa no Vocal, Leonardo no Violão, Gugu, Lincoln e Elias na Percussão Geral. Com um repertório passando por Quinteto em Branco e Preto, Martnália, Jorge Aragão, Candeia, Dudu Nobre e mais.

04 de dezembro – Palco Bebedouro

14h - Serenô

Com o talento dos músicos e da cantora Roseane Santos, o grupo Serenô tem animado noites de samba em Curitiba e se firmado como uma das referências incontornáveis do panorama local.

15h30 - Combinado Silva Só

O Combinado Silva Só se inspira nos sambas antigos. O grupo recebeu influências de Noel Rosa, Candeia, Wilson Batista, Cartola, Donga, Velha guarda da Portela, Nelson Cavaquinho, Ismael Silva, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Aniceto do Império, Geraldo Pereira, com sambas de terreiro, partido alto, maxixes, calangos, jongos, caxambús e bossa.

A partir daí nascem as composições do grupo, assinadas por Bruno Silva Só, Ricardo Salmazo, Léo Fé, Xandi da cuíca, Nego Chandi, Fabio Pires e Felipe Cubas.

17h - Prestatenção

O grupo Prestatenção surgiu em 2005 e já acompanhou nomes da MPB como Diogo Nogueira e Arlindo Cruz. O cavaquinista Alex é também compositor reconhecido, tendo levado para a avenida inúmeros enredos vitoriosos pela escola de samba Realeza.

19h30 - Decompositores

Desde o começo de 2004 com um show de qualidade e muito divertido, trazendo muito suingue, elementos rítmicos variados e performances de tirar o fôlego. Com um repertório que prioriza a boa música brasileira e dançante, apresentam suas próprias músicas e trazem em seu currículo aberturas de shows para Jorge Benjor, Mart'nália, Seu Jorge, Pedro Luis e a Parede, Claudio Zoli and Mombojó entre outros.

21h - Gafieira Universal

O repertório do Gafieira Universal é composto por composições próprias e sucessos de grandes compositores, como Nei Lopes, João Bosco, Alcione, Martinho da Vila, João Nogueira e Noel Rosa. O grupo também interpreta clássicos da bossa nova em versões de gafieira. A vocalista do Gafieira Universal, Kátia Drumond, participou de shows de abertura de Gilberto Gil, Gabriel O Pensador, Jimmy Cliff, O Rappa, entre outros astros de sucesso.

05 de dezembro – Palco Ruínas de São Francisco

13h - Os Encantados

Oriundos do Samba de Terreiro, o grupo os Encantados se revelam como um dos talentos da nova geração de samba da cidade, resgatando a união entre o sagrado e o profano.

14h30 - Mostra de Curimbas

Os tambores são instrumentos sagrados para as religiões de matriz africana, de onde se originaram os batuques e, dentre eles, o samba. Esta mostra visa mostrar um pouco dos toques e cantorias das casas de axé e os toques das nações de Ketu, Gêge, Angola e Nagô.

16h - Encerramento – Roda de Samba

Imagens da Internet - fotoformatação (PVeiga).

Nenhum comentário: