terça-feira, 9 de novembro de 2010

FÓRUM EM CAMPO MOURÃO DEBATE RELAÇÃO ENTRE COOPERATIVAS PARANAENSES E IMPRENSA

Especialista em Comunicação Organizacional e Marketing
fala na Coamo sobre relacionamento com a Imprensa

A convite das entidades promotoras Sistema Ocepar, Sescoop Paraná e Coamo – Agroindustrial Cooperativa, Sulamita Mendes, especialista em Comunicação Organizacional e Marketing, realiza palestra nesta quinta-feira (dia 11) sobre o relacionamento com a imprensa e gestão de crise de imagem empresarial.

No encontro, que acontece na sede da Coamo, a palestrante destaca que cada vez mais o profissional de comunicação tem que estar preparado com conhecimentos, técnicas e atitudes que possam gerar resultados para a entidade ou profissional que atende. “Não há mais tempo para improvisos e amadorismos, hoje além das mídias tradicionais, o profissional de comunicação enfrenta a agilidade das mídias sociais, que requerem conhecimento e poder de decisão”, enfatiza Sulamita.

Há cerca de 30 anos no mercado, a especialista já passou por redações de televisão, jornal, revistas, jornal empresarial e assessoria de imprensa, além de ter realizado consultoria e treinamentos em várias empresas de grande e médio porte, como Porto de Paranaguá, Ultrafértil, redes de supermercados, redes hospitalares, entre outros.

Formada pela PUCPR em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade, com MBA em Marketing pela Unicuritiba, Sulamita defende a importância de uma boa comunicação para a melhoria da qualidade de vida e resultados nos negócios. Fala sobre a relevância do equilíbrio da vida pessoal e profissional por meio do interrelacionamento de respeito e cooperação.

Durante 15 anos foi da área de comunicação do Sebrae no Paraná e enquanto gerente estadual de marketing, recebeu com sua equipe o Top de Marketing ADVB 2006, com o projeto “Semana da Pequena Empresa”, sucesso de público e de resultados de projeção da marca e o reposicionamento da entidade, durante alguns anos seguintes.

Atualmente Sulamita realiza diagnóstico e planejamento de necessidades em comunicação corporativa e marketing, assessoria de comunicação, palestras, treinamento de como se relacionar com a imprensa (media training), treinamento empresarial na área de atendimento e comportamento. Ministra aulas na pós graduação da FAE Business School e Esic – Business & Marketing School, além de aulas de especialização no Centro Europeu, todos na capital paranaense. É co-autora de dois livros (um de contos e outro com o renomado artista paranaense Poty Lazarotto como ilustrador) e recentemente, em 2009, co-autora do manual sobre gerenciamento de crises, “Sobreviva à Crise”, com projeção nacional.

Palestra no Fórum dos Profissionais de Comunicação – A especialista deverá abordar em sua palestra, na Coamo, temas práticos de como se relacionar com a imprensa, como dar entrevistas e ter os meios de comunicação como aliados na divulgação e apoio dos projetos realizados pelas cooperativas, até como agir em caso de crise de imagem e o que esperar na contratação de um profissional de comunicação empresarial.

Devido à sua experiência em comunicação integrada de marketing e em comunicação interna (endomarketing), Sulamita sempre destaca pontos frágeis de comunicação nas empresas, que podem dificultar todo o andamento do planejamento e trabalho do assessor de comunicação ou assessor de imprensa. “Quando sou chamada para consultorias em empresas com dificuldades de se comunicar com seus públicos, muitas vezes não é por falta de estratégia de ferramentas de comunicação, mas sim de atitude dos colaboradores”, destaca. Sulamita explica que pesquisas apontam problemas de ordem psicológica - como depressão e atitudes negativas - como alguns dos fatores que dificultam os resultados dos negócios e ela atribui isso ao fato de “não estarmos na era da comunicação, como lemos nos livros, mas sim, na era da tecnologia da comunicação, onde o ser humano perdeu a espontaneidade do relacionamento e o contato com o outro, tanto que até para convidar o colega ao lado para um café, o faz por email”.

Segundo ela, dar e receber feedback é um problema grave nos dias atuais, tanto na vida profissional quanto pessoal, complementa a especialista. “Basta ver o tanto de violência nos lares, no trânsito, sem falar dos resultados empresariais, muitas vezes totalmente distorcidos do que foi planejado. As pessoas não conseguem dialogar e confrontar opiniões”, conclui a especialista em comunicação corporativa e marketing.

Serviço:

Fórum dos Profissionais de Comunicação em Cooperativas Paranaenses

Sede da Coamo em Campo Mourão (PR)

Local: Rua Fioravante João Ferri, 99 – saída para Maringá

Data: de 11 a 12 de novembro de 2010.

Sulamita Mendes

(41) 8429-5090

Imagens da Internet - fotoformatação (PVeiga).

Nenhum comentário: