quarta-feira, 25 de maio de 2011

CHARLES FABIANO DA SILVA - UM HERÓI ESQUECIDO

No final de 1988, durante uma operação militar para a desocupação da Usina da Volta Redonda, tomada por operários em greve, três operários perderam a vida.
Um monumento foi erigido em sua homenagem em Volta Redonda. Este monumento foi destruído horas depois de sua inauguração por um atentado terrorista.
O Brasil passava por período de campanha eleitoral para a primeira eleição direta para presidente depois de muitos anos. Luiz Inácio Lula da Silva se candidatava pela primeira vez a presidência da república.
No dia 25 de Maio de 1989 o soldado do Exército Charles Fabiano da Silva e um outro soldado trabalhavam com sentinelas na cidade de Volta Redonda. Charles era de Barra Mansa.
O dia 25 de maio não era o dia para Charles estar de serviço. Ele estava escalado para o sábado. Desejoso de ir ver a namorada no fim de semana, trocou a escala de serviço com um outro soldado.
Durante a noite Charles Fabiano e seu colega foram atacados por homens armados que pretendiam roubar suas armas. O colega de Charles abandonou sua arma e seu posto.
Charles não. Imbuído de seu dever e de sua honra lutou bravamente para preservar seu posto e seu armamento. Recebeu uma rajada de nove tiros, vindo a falecer durante a madrugada.
Um militar morto no cumprimento de seu dever. Hoje esquecido. Existe um monumento para operários que morreram lutando contra autoridades que buscavam fazer cumprir as leis e a constituição do Brasil.
Não existe nenhum monumento para Charles Fabiano Silva, morto covardemente, defendendo a lei e a ordem no Brasil.
Que país é este que homenageia aqueles que desafiam a lei e ignoram aqueles que cumprem o seu dever?
Nossa homenagem a mais este herói brasileiro que deu sua vida pela pátria e não tem o reconhecimento merecido de seus concidadãos.

4 comentários:

Anônimo disse...

BOA TARDE PEDRO!AMEI A REPORTAGEM SOBRE MEU AMIGO DE INFÂCIA CHARLES,COMO PODE UMA PESSOA QUE DEU A VIDA EM HONRA A SUA FARDA,CORPORAÇÃO,PATRIA.COM CERTEZA QUANDO ELE AGIU NAQUELE MOMENTO ELE NÃO PENSOU EM SUA MÃE,IRMÃOS,AMIGOS E FAMILIARES,E SIM O AMOR A SUA FARDA.UM HEROI QUE NÃO FOI RECONHECIDO,EU MORAVA UMA RUA ABAIXO DA SUA,NOSSOS PAIS ERAM AMIGOS E VISITAVAMOS SEMPRE,ENQUA
NTO NOSSOS PAIS CONVERSAVAM NOS CRIANÇAS DE 9 ANOS BRINCAVAMOS NA RUA ,CALÇADA AOS OLHARES DE NOSSOS PAIS,CHARLIE E SEUS IRMÃOS SEMPRE MUITO EDUCADOS,ALEGRES,ONDE MEUS PAIS GOSTAVAM DE IR P/ QUE BRINCASSEMOS POIS ERA RARO BRIGAR,JUNTAMENTE COM SEUS PRIMOS QUE AINDA MORAM EM VILA NOVA.ESSA FAMILÍA ALÉM DE NÃO SEREM APOIADAS,NÃO POR UMA CARTA DE HONRA AO MERITO UMA BANDEIRA.JAMAIS VOU ME ESQUECER DA VISITA QUE FISSEMOS A ELES,TDS MUITO ABATIDO O IRMÃO POUCO MAIS VELHO QUE ELE.EU NO MEUS 17 ANOS FICOU GRAVADOS ,O PAI DELE E A MÃE VIERAM E ABRAÇARAM MEUS PAIS INCONFORMADOS SEU PAI O ZÉ DISSE: "MEU MENINO SE FOI" E ELE DISSE QUERIA UM COVARDE VIVO DO QUE UM HEROI MORTO.TD SERÁ EM VÃO MEU FILHO VAI SER ESQUECIDO,AINDA BEM QUE ELE NÃO ESTA MAIS ENTRE NÓS,ELE ERA CAMINHONEIRO,SUA VIDA ACABOU REALMENTE,FICOU DOENTE E LOGO APOS VEIO FALECER ,SUA MÃE TBM NÃO ESTA ENTRE NÓS,SÓ SABE A DOR QUEM JÁ PERDEU UM FILHO.AQUELA FAMILÍA FOI LITERALMENTE RACHADA AO MEIO.SEUS IRMÃOS CADA UM SEGUI DA FORMA QUE PODE SUA VIDA,MAS LEVARAM ESTA MARCA,ATE QUE PONTO VALEU A PENA AMAR TANTO A PATRIA.HOJE O BATALHÃO DA CIDADE NÃO EXISTE MAIS,HAVIA UM MUSEU SUAS ROUPAS ESTAVAM LÁ ,HOJE NEM SEI,IMAGINO HOJE ELE ERA UM ANO MAIS VELHO DO QUE EU SEU IRMÃO ERA TBM DA IDAE DO MEU IRMÃO MAIS VELHO TDS NOS REGULAVAMOS.PODERIAMOS ESTAR AQUI CONVIVENDO,TENDO NOSSOS FILHOS,MESMO QUE COM A MESMA INTENSIDDAE DE AMIGOS SEMPRE MAIS ALGUMA TERIAMOS SIM.SEMPRE SURGI ESTE ASSUNTO NA FAMILÍA.ATE QUE PONTO VALEU SEU ATO DE BRAVURA,ELE NÃO FOI SILENCIADO PELOS TIROS MAIS SIM PELO ESQUECIMENTO DE SUA IMAGEM E DE SUA FAMILÍA.ABRAÇOS DE UMA PESSOA QUE AGORA E SUA FÃ.ESTOU NO FACE PEDRO DA VEIGA CARLA MARTINS FERRARI OU EMAIL CARLAMARTINSFERRARI@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

olá ,boa tarde pedro sou eu carla novamente,continuando um pouco esqueci de falar ontem não sei prq pensei no charles e na minha infância brincando juntos,nossas familías e liguei para meus pais lembrando desta familía linda.hoje acima da rua que ele morava tem uma rua dedicada a ele.gostaria de saber se vc tem com conseguir uma foto dele ou a reportagem da época.quero rever mesmo que por foto meu amigo de bagunça,mesmo sendo menina eu liderava os meninos rsrsrsr ir lá hoje visitar os familiares tias,primos pedir acho que não seria delicado e como rancar a casca de um machucado será que vc pode conseguir.byjus boa tarde amigo

Anônimo disse...

Meu primo o Charles devia ser mais reconhecido pelo jeito que morreu em amor a patria!

Anônimo disse...

Saudações a todos.
Também fui amigo do Fabiano.
Servi com ele no batalhão de Barra Mansa, no ano de 1988.
Às vezes lembro que nas greves de novembro de 1988, o Fabiano ocupava a função de cabo cerra-fila no pelotão que eu comandava.
Ele havia concluído o curso de cabos e estava aguardando a promoção, mas já desempenhava a atribuição.
Ele engajou, no ano de 1989, e estava estudando para fazer a prova para a escola de sargentos, queria seguir carreira.
Me lembro dele não porque morreu de forma absurda, mas porque foi esquecido de forma desumana.
Assim, fiquei um pouco feliz em saber que a rua foi dedicada em homenagem a ele.

Tenho certeza que muitos o invejam, pois nem mesmo eu, que fui instrutor, comandante e amigo dele, sei se teria tido a coragem que ele teve ao enfrentar o inimigo.

Foi um herói durante a vida, e não seria diferente na hora de morrer.

Tenho certeza que sua lembrança permanecerá eterna na memória de seus amigos.

Abraços.