quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CÂMARA CONCEDE PRÊMIO "MUNICÍPIO MODELO"

Nas sessões ordinárias realizadas nesta semana, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou a outorga de Prêmio “Município Modelo” aos pioneiros Estefano Domanski e Assumpta Burtet Domanski. A data da entrega, em sessão solene, será nos festejos do aniversário do município.

O requerimento que concede o prêmio “Município Modelo” é de autoria do prof. José Pochapski. O casal é considerado um dos empresários mais antigos ainda em atividade em Campo Mourão, com 47 anos à frente do Magazine Santo Antonio (localizado na Rua São Paulo, 1195).

Estefano e Assumpta Domanski chegaram a Campo Mourão no dia 25 de outubro de 1950, quando o Município tinha apenas três anos de criação e vivia o auge do ciclo da exploração da madeira.

Domanski começou a trabalhar como alfaiate tão logo o casal radicou-se em Campo Mourão. Em 1964, como havia carência de lojas de confecções na cidade, a família optou pela instalação do Magazine Santo Antônio.

A homenageada recorda que a procura por roupas era bem maior que a busca pelos serviços oferecidos pelo seu salão de beleza. Em 1950, apenas a loja de Jamil Jacob (na Avenida Irmãos Pereira – em frente ao antigo Hotel Brasil) e dois armazéns vendiam tecidos na cidade. Ela também faz questão de ressaltar que o Magazine Santo Antonio funciona até hoje no mesmo local em que surgiu em 1964. As instalações passaram por duas reformas no período.

Segundo os homenageados, a sua empresa nunca teve uma só duplicata protestada ou paga em Cartório. Estefano e Assumpta abrem e fecham a loja juntos até hoje.

Do blog do Prof. José

Nenhum comentário: