domingo, 21 de agosto de 2011

DEZ RECEITAS PARA VOCÊ DESCOBRIR O QUE É QUE A BANANA TEM

A fruta mais popular do Brasil pode ser amplamente usada na culinária, rendendo desde doces simples até pães e delícias da alta gastronomia

A banana é a quarta cultura mais importante do planeta, só perde para o arroz, o trigo e o milho. São conhecidas mais de 30 variedades de bananas, que podem ser consumidas in natura, assadas, fritas, cozidas, em doces, compotas, saladas, vitaminas com leite, entre outras.
A fruta é colhida ainda verde e quando conservada em temperatura ambiente, amadurece em alguns dias. Por serem leves e fáceis de digerir, a banana é indicada como um dos primeiros alimentos para os bebês.
O líquido acumulado entre as folhas e o caule das bananeiras é utilizado para aliviar dores resultantes do ataque das aranhas, vespas, escorpiões e até de cobra. A fruta pode também auxiliar no tratamento de certas enfermidades como reumatismo, artrites, prisão de ventre, diarreia, desidratação, doenças de estômago, fígado e intestinos.
De acordo com informações da Embrapa, o Brasil está entre os cinco maiores produtores de banana do mundo (é o quinto colocado), com uma produção anual de 7,19 milhões de toneladas. O País só perde para Índia (26,21 milhões de toneladas), Filipinas (9,01 milhões de toneladas), China (8,20 milhões de toneladas) e Equador (7,03 milhões de toneladas).

Propriedades nutricionais
Popular, saborosa e nutritiva, a banana é a fruta mais consumida no Brasil e no mundo, sendo um alimento energético, rico em carboidratos, sais minerais, como sódio, magnésio, fósforo e, especialmente, potássio. Apresenta predominância de vitamina A e C, contendo também as vitaminas B1, B2 e B6. Contém pouca proteína e gordura.
Atenção
Alguns grupos devem ingeri-la com muita moderação. Entre eles estão os obesos e os diabéticos. "A banana possui elevado índice glicêmico (IG), ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina", alerta o médico Paulo Olzon Monteiro da Silva. Isso deve ser levado em conta porque a insulina é um hormônio que tem o poder de carregar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio.
Receitinhas


Para que você possa tirar máximo proveito dessa fruta tão versátil, selecionamos algumas receitinhas. Corra para a cozinha e prepare verdadeiras delícias com a fruta. Sua família vai adorar!


(1)-Bolo mousse com banana é deliciosamente tropical
(2)-Pizza de chocolate e banana: a garotada vai adorar!
(3)-Brigadeiro ("nutritivo") de banana. Experimente!

(5)-Torta fácil de leite condensado e banana

(6)-Incremente seu croissant com mortadela e banana

(7)-Banana caramelada com suspiro vai do forno à mesa

(8)-Pão de mandioca com recheio de banana

(9)-Do tempo da vovó! Bolinho de chuva com banana

(10)-Bolo de banana caramelada com leite condensado e canela

Fonte: Portal Bonde

Nenhum comentário: