sábado, 13 de agosto de 2011

SAUDADES MEU QUERIDO PAI!

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 14 de agosto de 2011

Meu Velho

(José e Piero - Versão Nazareno de Brito)

É um bom tipo meu velho

Que anda só e carregando

Sua tristeza infinita

De tanto seguir andando

Eu o estudo desde longe

Porque somos diferentes

Ele cresceu com os tempos

Do respeito e dos mais crentes

Velho, meu querido velho

Agora caminha lento

Como perdoando o vento

Eu sou teu sangue meu velho

Teu silêncio e o teu tempo

Seus olhos são tão serenos

Sua figura é cansada

Pela idade foi vencido

Mas caminha sua estrada

Eu vivo os dias de hoje

Em ti o passado lembra

Só a dor e o sofrimento

Tem sua história sem tempo (...)

Naquela Mesa

(Sérgio Bittencourt)

Naquela mesa ele sentava sempre

E me dizia sempre o que é viver melhor

Naquela mesa ele contava histórias

Que hoje na memória eu guardo e sei de cor

Naquela mesa ele juntava gente

E contava contente o que fez de manhã

E nos seus olhos era tanto brilho

Que mais que seu filho

Eu fiquei seu fã

Eu não sabia que doía tanto

Uma mesa num canto, uma casa e um jardim

Se eu soubesse o quanto dói a vida

Essa dor tão doída, não doía assim

Agora resta uma mesa na sala

E hoje ninguém mais fala do seu bandolim

Naquela mesa ta faltando ele

E a saudade dele ta doendo em mim

Naquela mesa ta faltando ele

E a saudade dele ta doendo em mim

Meus filhos, desde que resolvi enfrentar os amazônicos caudais, nas férias de dezembro, cobram minha presença nas festas do final do ano. Estas datas estão impregnadas de abençoadas recordações que cravam profundamente suas garras cruéis no meu angustiado coração. Desde que minha esposa ficou confinada, presa a uma cama que estas festas se transformaram em um verdadeiro suplício, por isso, carrego minhas dores para bem longe buscando desafios cada vez maiores tentando amortecê-las.

– Dia dos Pais

Meu pai foi e sempre será meu Mestre, meu Amigo, meu Farol. Ele me ensinou tudo que sei. O amor à natureza, às coisas simples, a tratar a todos com o mesmo respeito, a não me apegar às coisas materiais. Eu o acompanhava, fascinado, pelas coxilhas, nas caçadas de perdizes, ouvindo suas histórias e aprendendo a identificar os bandos de aves quando estes apontavam no longínquo horizonte, analisando sua formação, batida das asas e velocidade. Nas pescarias eu brincava alegremente na margem dos açudes e aprendia a fazer “esperas” para traíras e a tarrafear lambaris para o espinhel. Fui criado a campo, sem limites a estorvar meus passos, com ele aprendi a valorizar os livros, que devorava empoleirado nos galhos mais altos das árvores.

Cada vez que ouço as músicas “Meu Velho” ou “Naquela Mesa” meus olhos se enchem de lágrimas e sinto sua mão pousar carinhosamente no meu ombro. Seu exemplo de dignidade, honestidade, compaixão marcou-me eternamente e ainda hoje procuro imitar seus passos. Homenageando, hoje, o velho Cassiano, presto um tributo a todos os pais neste dia tão especial.

– Blog e Livro

Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e da Travessia da Laguna dos Patos I (2011), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede virtual da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link: http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Vice-Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio Grande do Sul; Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br - E–mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário: