quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FECILCAM: 39 ANOS DE FUNDAÇÃO

A história da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) é marcada por importantes avanços que beneficiam toda a Comunidade dos Municípios da Região Campo Mourão (Comcam). E nesta quarta-feira a instituição comemora seus 39 anos de fundação. Os primeiros passos para a instalação do ensino superior em solo mourãoense foram dados ainda em 1964 com o objetivo de atender toda a região e proporcionar o desenvolvimento local e regional.

Após o esforço coletivo de um grupo que acreditava no projeto de implantação da faculdade, surgiu em 24 de agosto de 1972, através da lei municipal número 26/72 (sancionada pelo Prefeito Horácio Amaral-foto) a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, a Fecilcam. Seu nascimento se deu como instituição de ensino superior de direito privado, mantida pela Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam).

Os primeiros cursos ofertados pela instituição foram: Estudos Sociais, Letras e Pedagogia. Depois, em 24 de abril de 1978, a lei municipal de número 191/78, transforma a faculdade em fundação de direito público. Possibilitando, em seguida, a autorização da implantação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Antes do processo de estadualização, a faculdade conseguiu a conversão dos cursos de Estudos Sociais, Letras e Pedagogia que funcionavam em licenciatura curta, para Geografia, Letras e Pedagogia em licenciatura plena.

Passados alguns anos, a lei estadual número 8.465, de 15 de janeiro de 1987 e o decreto 398, de 27 de abril de 1987, estadualizaram e instituíram a Fecilcam.

Cursos e Universidade

Com o processo de desenvolvimento a Fecilcam aprimorou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, oferta dez cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção Agroindustrial, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo e Meio Ambiente.

Neste momento, a Fecilcam participa junto a outras seis faculdades do projeto de implantação de fato e de direito da Universidade Estadual do Paraná, a Unespar. Esse é um status que a instituição vem trabalhando para concretizar desde 1997 e está próximo de ser realizado. A universidade segue um modelo multi campi com atendimento em diferentes regiões do Paraná e será a sétima universidade pública do Estado.

De acordo com o diretor da Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, o campus de Campo Mourão está preparado para ser universidade. “Vamos entrar para Unespar com poucas necessidades, pois estamos trabalhando o processo de consolidação da Fecilcam como universidade desde 1997. Em 2015 metade do corpo docente da instituição terá a titulação de doutorado”, argumenta.

Crescimento

Nos últimos anos a Fecilcam tem apresentado um crescimento considerável e isso se reflete nas novas práticas incorporadas. Fazendo um comparativo desde 2005 o diretor destaca que em 2011 a previsão é de que ocorra um crescimento de 50% no quadro de professores efetivos. Enquanto em 2005 existiam 66 professores, até o final do ano devem passar de 130 os contratados.

Para Aleixo, as contratações dão condições para que a faculdade desenvolva pesquisas, aumente os projetos de iniciação científica e também incremente os programas de extensão.

Cássio Henrique Ceniz - Jornalista - Assessoria de Imprensa - Universidade Estadual do Paraná/Fecilcam

Imagens Prof. Walfrido Tokarski e Prefeito Horácio Amaral, acervo do autor - fotoformatação (PVeiga).

Nenhum comentário: