quinta-feira, 25 de agosto de 2011

JÂNIO TAMBÉM ERA "FAXINEIRO" E ACABOU CAINDO

"Varre, varre, varre, varre, Varre, varre vassourinha, Varre, varre a bandalheira Que o povo já está cansado De sofrer dessa maneira Jânio Quadros é esperança Desse povo abandonado"

A vassoura foi o símbolo de campanha de Jânio Quadros, que foi eleito em 1960 presidente da República prometendo varrer a corrupção no Brasil. Renunciaria sete meses depois de empossado.

Qualquer semelhança com o que vemos hoje no Brasil é mesmice

Em 25 de agosto de 1961, o Brasil enfrenta mais uma crise política. Jânio Quadros renuncia a presidência depois de apenas sete meses de governo.

Jânio foi eleito prometendo acabar com a corrupção e a bandalheira. Passados 50 anos a corrupção e a bandalheira na política só não acabaram como estão arrasando o país. Todo candidato seja a que cargo for sempre usa o combate a corrupção como plataforma eleitoral. Quem não se lembra do Fernando Eunãosoumaluco Collor, que era o Caçador de Marajás. Mentiu na campanha dizendo que iria arrasar com os "marajás" do funcionalismo publico, aqueles "funças" que eram privilegiados por mordomias e salários astronômicos. Não acabou com os marajás, os "descamisados", a quem ele chamava o povo pobre e sem recursos, continuaram miseráveis, e os poucos que tinham dinheiro guardado levaram um calote histórico com a desculpa de combate a inflação.

Caiu por conta de corrupção e maracutaias. Um Fiat Elba que foi comprado em nome de um "fantasma" e era usado na administração da famosa "Casa da Dinda" foi o estopim da crise.

Vejam bem, um presidente eleito pelo voto do povo, que mesmo não gostando dele, sou obrigado a aceitar que a abertura econômica que ele fez no Brasil para o mundo, ajudou a mudar muito a cabeça do empresário Brasileiro e por consequência a população.

Com a abertura para as importações ele deu uma sacudida na cabeça sem vergonha de empresários. As cervejarias, por exemplo, que chegavam no verão deixavam o mercado desabastecido para poderem aumentar os preços. Não investiam em suas fábricas e mandavam no mercado. Com a liberação da importação, no primeiro verão, a cerveja brasileira acabou como sempre e o mercado foi abastecido de tudo que é marca de cerveja importada. De lá para cá nunca mais faltou cerveja no Brasil. Este foi só um exemplo para dar idéia de que o Malucão, também teve seus pontos positivos. O que pegou na verdade para ele foi contrariar muitos interesses de empresários e políticos, e com um PT totalmente ganancioso em busca do poder a conta foi certa. Derrubaram o presidente com a ajuda da UNE e da Globo. A UNE hoje todos nós sabemos o que virou. E a Globo continua idiotizando a população.

Itamar assume o poder com a queda de Collor e mostra um combate eficiente da inflação, começa a implantar o Real. E relança o Fusca... Em seguida vem FHC. Com suas privatizações e o plano Real que realmente combate a inflação. Mas o PT continuava na oposição e com a UNE e os sindicatos nas mãos. Não é tarefa fácil governar com tanta gente querendo que tudo de errado. FHC consegue privatizar a telefonia e os resultados estão aí. A Telebrás, Telerj, e Telesp entre outras estatais desaparecerem e o brasileiro finalmente teve o acesso ao tão sonhado telefone, hoje, o celular e a banda larga.

Se dependesse do PT ainda estaríamos nos comunicando por fumaça ou pombos correio.

O PT assume o poder com um país em estado de graça econômica, a inflação controlada e o povo com esperanças nas mentiras que o PT contou durante décadas. O trabalho do Sebento no poder foi o de desconstruir a biografia dos que acertaram, e trazer para perto todos aqueles que eram seus inimigos antigos. Distribui crédito fácil para a população e passou oito anos viajando e fazendo comícios. A corrupção e bandalheira cresciam a olhos vistos. Toda corriola inclusive os familiares do Sebento ficaram ricos em oito anos.

Dilmarionete é eleita a peso de ouro, com muita maracutaia, e mentiras à rodo. Ela não tem carisma, não tem força política, é um fantoche nas mãos de seu criador. Ela faz apenas aquilo que ele manda, e é nítida essa situação. É chegada a hora da oposição começar a mostrar os dentes e bater sem dó no governo, cobrar atitudes, cobrar das entidades representativas um posicionamento. OAB, CNBB, caladas, sindicatos e UNE no bolso do governo, e o povo entregue à própria sorte.

E então vemos o governador de SP, junto com o ex presidente FHC, se desmanchando em salamaleques e rapapés para a presidANTA. De onde se conclui que até a oposição está cooptada pelo esquema de poder do PT. Sobrou apenas a imprensa, o STF, e o povo.

A imprensa em grande parte está descaradamente vendida ao poder, não dá notícias que possam embaraçar o governo, e a outra parte está fazendo o seu papel, mas é calada pela justiça, ou é tão surda a sua voz que não surte efeito algum. O STF... bem esse nem preciso falar nada, todo mundo sabe que esse tribunal é fisiológico e vendido. O mensalão expira em dois dias e nada saiu do lugar. Zé Dirceu já comemora como inocente, de tanta certeza que tem que o STF vai deixar o prazo expirar e ninguém ser punido, a não ser o povo.

E o povo... Esse que deveria sair de vassouras nas mãos e exigir uma faxina ética e moral no poder, acabar com a bandalheira e enfiar os corruptos na cadeia. Sair em defesa do próprio futuro e por um Brasil melhor para os seus filhos.

E o povo se cala, não se mobiliza não cobra nem protesta. O povo na verdade gostaria de estar lá, no lugar dos que estão roubando e enriquecendo as nossas custas. O povo gosta de corromper e ser corrompido, trabalhar para quê? O negócio é se dar bem na vida sem trabalhar. Daí que a imensa maioria gostaria de ser "funça" ter emprego garantido, sem precisar de muito esforço, sem precisar de atualização, sem precisar estudar. Estudam o suficiente para passar no concurso e depois disso tudo é molezinha.

O povo está inerte por conta de sua própria ignorância, preguiça e arrogância.

O povo que deveria virar a mesa para mudar o Brasil é o povo que quer sentar-se à mesa em vez de virá-la.

Enquanto isso a "faxina" é feita de modo que a sujeira fique debaixo do tapete. Até o dia em que apareça alguém com vontade suficiente de limpar esse tapete, ou até jogá-lo fora.

E o povo... phoda-se o povo.

Do Blog "O MASCATE" - com acréscimo de foto e vídeo (PVeiga).

Nenhum comentário: