Blog: Anti Nova Ordem Mundial
|
Já havia escrito um tempo atrás sobre o papel da indústria farmacêutica na Nova Ordem Mundial. Vemos agora as expectativas se concretizando, com o Brasil chegando perto do topo de um ranking que não nos trás nenhum orgulho. Estará o SENAC sendo influenciado pelas grandes empresas Farmacêuticas?
Veja a matéria abaixo:
O Brasil entrou na rota de investimentos das principais multinacionais farmacêuticas. Vários fatores contribuem para isso, entre eles o desenvolvimento de novos produtos e o aumento significativo de estabelecimentos ou parcerias entre grandes redes.
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Brasil possui cerca de 80 mil drogarias e sete mil farmácias de manipulação. O país está entre os cinco maiores consumidores de medicamentos do mundo e, no que diz respeito ao consumo de cosméticos, é o terceiro. A previsão é que até 2013 as vendas no mercado farmacêutico global cresçam de 4% a 7% ao ano.
O segmento de genéricos também é expressivo, representando grande parcela do mercado. Em 2010, as vendas desses remédios totalizaram
R$ 6,2 bilhões, 40% a mais que no ano anterior. Para 2011, estima-se que as indústrias instaladas no Brasil devem investir cerca de R$ 1,5 bilhão só nesse segmento.
O profissional certo
A expansão do mercado é acompanhada pela demanda por profissionais qualificados para atuarem como colaboradores diretos do farmacêutico na produção, organização e distribuição de produtos, como em serviços relacionados com a assistência farmacêutica.
Frente às exigências regulatórias, o farmacêutico possui cada vez mais atribuições que demandam gerenciamento. Assim, há necessidade de ter colaboradores bem capacitados. Por isso, o técnico em farmácia deve estar preparado para compor essa equipe e atuar como um braço direito do farmacêutico.
Técnico em Farmácia
Atendendo às expectativas de trabalho do setor farmacêutico, o Senac Osasco lança, em 2011, o curso Técnico em Farmácia, que capacita o aluno a atuar, sob supervisão e orientação do farmacêutico, na dispensação de produtos. O estudante formado pode também trabalhar na manipulação, produção e comercialização de medicamentos e cosméticos. O curso ainda oferece noções de marketing e empreendedorismo.
O técnico em farmácia pode ainda atuar em setores de diferentes segmentos farmacêuticos, como drogarias, farmácias de manipulação, farmácias hospitalares, distribuidoras de medicamentos e indústrias farmacêuticas.
Fonte:
SENAC: Com mercado promissor, Brasil é um dos 5 maiores consumidores de remédios no mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário