Com nosso Pai São Bento possamos aprender a "buscar verdadeiramente a Deus". A buscar a santidade, a sabedoria, a paciência, a viver o que Deus quer, a silenciar nas horas corretas e com autoridade expulsar o mal para longe de nós pela graça de Deus. Que São Bento interceda pelos milagres que esperamos!
|
“Busque verdadeiramente a Deus” Regra Máxima de São Bento |
Nome: Bento de Nórcia ou Núrsia.
As informações sobre a vida de Bento de Nórcia (ou Núrsia) foram transmitidas pelo seu biógrafo e contemporâneo, papa são Gregório Magno. No livro que enaltece o seu exemplo de santidade de vida, ele não registrou as datas de nascimento e morte. Assim, apenas recebemos da tradição cristã o relato de que Bento viveu entre os anos de 480 e 547. Foi enterrado no local onde havia outrora edificado o oratório de São João Batista, em Monte Cassino.
Filiação: Eutrópio e Abundância.
Irmã: Santa Escolástica.
Naturalidade: Província de Nórcia ou Núrsia-Província de Perugia (Itália).
Títulos: Padroeiro da Europa, Patriarca dos Monges do Ocidente, Fundador da Ordem Beneditina.
Entre
vários feitos, São Bento foge de Roma, onde tinha sido enviado para estudar, e
decide se isolar como religioso.
Celebrado
pela Igreja no dia 11 de julho, ele teria profetizado a morte de sua irmã e a
própria.
São
Bento não foi o fundador do monaquismo cristão, que já existia havia três
séculos no Oriente. Mas merece o título de "Pai do Monaquismo
Ocidental", que ali só se estabeleceu graças às regras que ele elaborou
para os seus monges, hoje chamados "beneditinos". Além disto, são
Bento foi declarado patrono principal de toda a Europa pelo papa Paulo VI, em
1964, também com justa razão.
MEDALHA DE SÃO BENTO
A medalha de São Bento não é um "amuleto da sorte". Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé.
O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo! São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos a esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc. Contudo, a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.
Todo Cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é necessário que nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja ; provada; e nossa caridade purificada, para que aumentem nossos méritos.
O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias, a medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento com São José é padroeiros da boa morte.
Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e amizade com Deus. Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, cumprindo, todos os deveres religiosos: Oração, Missa dominical, recepção dos Sacramentos, cumprimento dos deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Nem o demônio, nem alguma criatura, tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.
Em resumo, o efeito da medalha de São Bento depende em grande parte das disposições da pessoa para com Deus e da observância dos requisitos acima mencionados.
Na frente da medalha (veja foto) é apresentada uma cruz e entre seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti - "Cruz do Santo Pai Bento".
Na haste vertical da cruz leem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux - "A cruz sagrada seja minha luz".
Na haste horizontal leem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux - "Não seja o dragão meu guia".
No alto da cruz está gravada a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.
À partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana - "Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!".
Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR - "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".
É representada também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.
Canto Gregoriano: Sancti Patris Benedicti - Antiphona ad Introitum –
Gaudeamus
Canto (vídeo
abaixo) de
entrada da Missa de São Bento e a partitura para você cantar também, enviados
por Fernando e Miriam, ao amigo Anatoli que me reenviou e publico, com muita
satisfação e alegria, pela inestimável colaboração.
Um comentário:
Pedro:
Por intermédio deste comentário, sugiro aos seus leitores visitarem o Mosteiro de São Bento na cidade de Vinhedo-SP.
Postar um comentário