terça-feira, 2 de agosto de 2011

FALECEU HOJE A PIONEIRA DONA ZULEICA


Faleceu hoje, em Brasília, por volta das 10h00m, a pioneira mourãoense dna. Maria Zuleica Theodoro, viúva do ex prefeito de Campo Mourão, Antonio Teodoro de Oliveira, nascida em Imbituva, Paraná a 4 de julho de 1916, filha de José Ferreira Lopes e Maria Elizabeth Horst, chegaram a Campo Mourão em 1928, passando a residir nas proximidades do Bosque Municipal.

Dona Zuleica, como passou a ser conhecida, casou-se com Antonio Teodoro de Oliveira, em 4 de julho de 1933, data de seu aniversário, quando completava 17 anos, na Santa Cruz ali em meio ao campo, onde hoje situa-se o Jardim Santa Cruz, lugar em que os moradores se reuniam para encontros religiosos, constituindo-se no primeiro marco espiritual estabelecido em toda a região.

Dna. Zuleica tinha uma sensibilidade muito especial pelo ser humano, procurando sempre amenizar as dores das pessoas e sempre foi interessada em curá-las e, assim, por ela ter muito interesse pela cura das pessoas, a sua mãe passou-lhe as orações de tradição de família que vieram da Europa com os avós e ela então iniciou o tratamento daqueles que a procuravam em sua casa em busca de cura: para dor de cabeça, mau jeito nas costas, criança com anemia, coqueluche (tosse comprida), que tinha uma oração especial, já para bronquite asmática, as orações eram escritas e ingeridas como se fossem pílulas ou com alimentos, banana, por exemplo, no caso de crianças.

Dna. Zuleica atendia também as gestantes em trabalho de parto, realizando esse trabalho com muito amor pelo ser que nascia. Passaram pelas suas mãos milhares de crianças. Muitas vezes ela atendia parto na Zona do Meretrício.

A vida dessa mulher humilde, desprovida de vaidade, é um exemplo de cristandade, onde a prática do amor sempre foi constante.

Por José Eugênio Maciel:

Reminiscências em Preto e Branco (I)

Maria Zuleica Theodoro de Oliveira conheceu a terra inóspita, tudo por fazer, sonhos que eram ainda sonhos, desafios que exigiram fibra e desprendimento. Dona Zuleica não apenas faz parte da história, a história da vida dela é uma importante história desde o principiar do século passado. Figura humana que trazia no seu semblante sereno o amor ao próximo, a solidariedade, o desprendimento expresso na bondade em abundância. Tinha muitos filhos, filhos que gerou e filhos que como parteira gerou. Longe de ser meramente uma força de expressão, uma senhora de muitas gerações, generosa, de fibra.

Viúva do ex-prefeito de C. Mourão Antônio Theodoro de Oliveira, que governou o Município de 1959 a 1963, ela agora descansa na terra que a acolheu, solo no qual deu a melhor colhida, especialmente aos mais humildes. Aos 95 anos.

Um comentário:

Anatoli. disse...

Solidarizo-me com os familiares. Que o Exemplo de D. Zuleica seja o caminho por onde deverão, parentes e amigos, trilhar pelo bem-estar do próximo assim como ele fez durante toda a sua existência.
Que Deus a tenha.