quarta-feira, 12 de maio de 2010

ARTIGO DE PETER ROSENFELD: PROPAGANDA

Peter Wilm Rosenfeld

Quem não conhece a famosa frase “A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO” ?

É evidente que, se alguém não conhecer a frase, sabe de seus efeitos, pois ao fazer suas compras, ou na hora de ir ao cinema, sempre escolhe o produto ou o filme de que ouviu falar, ou do qual viu um anúncio na televisão ou nos jornais.

Raramente nos arriscamos a consumir algo com total desconhecimento das virtudes ou vantagens daquilo que escolhemos.

E é normal que assim seja em um mundo que nos oferece muitas opções, uma das quais temos que escolher.

É evidente que tudo tem limite. Se as qualidades ou virtudes de qualquer produto ou espetáculo nos forem oferecidas ou alardeadas de forma cansativa, ou deselegante, temos a tendência de rejeitá-los, pois para tudo há um limite.

Abordo esse assunto para comentar o que está acontecendo com o atual governo federal, que está gastando verdadeira fábula de dinheiro com propaganda absolutamente desnecessária em alguns casos e violentamente abusiva em outros.

Como exemplo, pergunto: para que anunciar as virtudes ou os feitos de uma Eletrobrás ou do Ministério de Minas e Energia, se não mantemos qualquer relação direta de consumo com esses organismos ?

Nada compramos ou recebemos diretamente deles !

Sem medo de errar posso dizer que “nunca antes neste País nos últimos quinhentos e dez anos qualquer governo desperdiçou tanto dinheiro com a chamada propaganda institucional” !

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/01/gil-lula-inside.jpgE esse “tanto dinheiro” devem ser bilhões de reais, e não apenas alguns trocados. Recursos que devem ser mais do que suficientes para zerar o propalado déficit da Previdência Social .

Ou com o qual poderiam ser construídos muitos hospitais, ou colocados em ordem inúmeros aeroportos; enfim, com os quais algo de verdadeiramente útil poderia ser feito.!

Ao mesmo tempo, é sabido e está comprovado que nessas grandes obras nada se faz sem o pagamento de polpudos “incentivos” àqueles diretores, gerentes ou funcionários responsáveis pela compra de serviços e de materiais para essas empresas(refiro-me a todas as empresas estatais).

Charge lula petrobrasEm um dos últimos domingos um dos grande jornais de São Paulo informou que “a PF vê fraude bilionária em cinco obras da Petrobrás”.

Em artigo anterior mencionei ser amplamente sabido, de há muito, que a Petrobrás não compra um alfinete sequer, sem que algum “agrado” tenha que ser pago ao responsável pela compra. Portanto, a notícia acima não surpreende.

O que assusta é o fato de o Presidente da Silva insistir que o Tribunal de Contas da União não deve ter autoridade para determinar que a obra seja suspensa. Se for verificada alguma irregularidade, essa será apurada e quantificada quando a obra tiver sido terminada (ou seja, no dia de São Nunca !).

O que assusta, também, é que o Presidente mais ético que o Brasil já teve manter no cargo um alto funcionário da Polícia Federal, Secretário da Justiça, sobre cujo comportamento ético existem fortes evidências negativas.

Diz-se que não devemos tripudiar sobre os falecidos, pois não podem se defender de eventuais acusações. É o caso do finado Juscelino Kubitschek, que tolerou um altíssimo nível de corrupção na construção de Brasília, pois o que queria era que a obra ficasse pronta para que ainda pudesse ser inaugurada em seu governo.

Atrevo-me a dizer que os corruptos daquela época eram ladrões de galinha comparados com o que está acontecendo atualmente no governo federal, certamente com o conhecimento e, conseqüentemente, consentimento da Presidência da República.

O lema do então Governador de São Paulo, Ademar de Barros, ”rouba mas faz”, adotado com entusiasmo pelo Sr. Paulo Salim Maluf, está sendo amplamente superado pela equipe do Sr. da Silva, a quem, em termos pessoais, deve ser dado o benefício da dúvida.

Não tenho conhecimento de qualquer caso em que o Sr. da Silva tenha sido mencionado como beneficiário direto de alguma maracutaia (termo que veio a ser conhecido através do uso que dele fez o próprio Presidente, e hoje consta nos dicionários – vide Houaiss), então dou-lhe o benefício da dúvida, apesar de não poder aceitar a existência dos cartões de crédito corporativos.

Voltando ao tema do presente texto, a PROPAGANDA, reitero minha indignação com o verdadeiro tiroteio a que estamos sendo submetidos, nada podendo fazer a não ser protestar, com veemência, contra esse escandaloso abuso.

O Sr. da Silva deveria se envergonhar com o que se faz em seu (des)governo.

PS: Li nos jornais de hoje que o Delegado Tuma Jr. se afastará (ou será afastado. Será ?) do cargo até que se esclareça o assunto de suas amizades e até onde elas chegaram.

Custou, não é mesmo ?

Do Prosa e Política

Nenhum comentário: