quinta-feira, 20 de maio de 2010

PM comemora Dia do Patrono com exposição de projetos da Corporação e entrega de Medalhas e Certificados

Por Marcia Santos Jornalista PMPR

Uma solenidade realizada no Quartel do Comando-Geral, nesta segunda-feira (17), em Curitiba, comemorou o dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Também foi entregue a medalha “Coronel Sarmento” às pessoas que se destacaram em favor da causa pública e contribuíram de alguma forma com a Polícia Militar. Quem esteve presente também pode conferir ações inovadoras desenvolvidas por policiais militares, expostas em uma feira.
Para o secretário da Segurança Pública,(foto) coronel Aramis Linhares Serpa, que no evento representou o Governador Orlando Pessuti, cultuar as tradições é essencial para a corporação nos dias de hoje, no entanto, o mais importante é o lado social da PM, representado em diversos projetos sociais. “Esta feira de serviços com 29 projetos, apresentada aqui hoje, mostra que a polícia militar realmente está aplicando o policiamento comunitário no Paraná”, destaca. “São projetos de interação entre a polícia e a comunidade que estão retirando, principalmente, crianças das ruas ou de situações de risco”, completa Serpa.
“Referências são essenciais em uma grande estrutura como a PM. Elas colaboram na formação da sociedade e mostram os caminhos para as gerações que chegam”, disse o coronel Washington Alves da Rosa, secretário-chefe da Casa Militar. Os policiais militares de todas as unidades do Estado, que desenvolveram projetos sociais foram convidados pelo Comando Geral para exporem seus trabalhos ao público que participou da cerimônia.
“Isso para que a própria PM conheça as ações, as quais podem servir de inspiração para outras unidades, para outros policiais, enfim, buscando cada vez mais a melhoria dos serviços prestados pela corporação”, disse o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens. A cerimônia acontece todos os anos e, para o coronel, tem um significado bastante importante. “Além de a instituição preservar a memória, estas solenidades militares trazem lembranças e reavivam o espírito cívico e patriótico do povo brasileiro”, disse. Simultaneamente, os batalhões da PM no interior do estado também realizaram evento comemorativo a data.
Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, patrono da PMPR, lutou contra os jagunços na "Campanha do Contestado", em 1912, quando foi ferido. Seu reconhecimento pela polícia o levou a receber o título de Patrono da PMPR. “A PM é uma instituição que merece todo o nosso carinho, o nosso respeito e tem uma missão difícil na sociedade, e todos nós torcemos por ela. O exército procura sempre se mostrar aliado dessas instituições que realmente tem um peso muito forte entre nós”, disse o General de Divisão, Adhemar da Costa Machado Filho, comandante da 5ª Região Militar do Exército. Ainda de acordo com ele, estas cerimônias integram cada vez mais a PM e o exército, que já são parceiros.
“O coronel Sarmento é patrono da PM pelo seu heroísmo, principalmente por ter sido um oficial exemplar a ponto de, em determinada situação, ter perdido um dos olhos em combate e continuar defendendo seu comandante, por isso é exemplo para todos nós milicianos”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo.
O neto do patrono, o coronel Silvio Santos de Moraes Sarmento, acompanhou a solenidade e disse que é bom saber que os exemplos de cidadania e dignidade estão sendo seguidos. “É uma homenagem muito justa porque ele combateu e defendeu o território paranaense na Guerra do Contestado, fez a sua parte, era um líder nato, toda a tropa que trabalhava com ele tinha confiança em seu comando”, diz. “Me sinto feliz porque dentre tantos heróis meu avô é homenageado”, complementa.
MEDALHAS - Durante o evento, que contou com frações representativas dos batalhões da capital e da região metropolitana, também foi entregue a maior honraria da corporação, a medalha Coronel Sarmento, as pessoas que se destacaram em favor da causa pública em suas áreas de atuação, atividade social ou como cidadão sendo elas da Policia Militar, da sociedade civil organizada e da comunidade.
Em Curitiba foram entregues 32 medalhas. Além delas, mais 40 policiais que desenvolveram as ações inovadoras também recebem certificados de reconhecimento. “Homenageamos aquelas pessoas que prestam grandes serviços à comunidade paranaense e brasileira, como na área da saúde, educação, segurança, legislação, entre outros”, exemplificou o coronel Rodrigo. Participaram da solenidade diversas autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade civil organizada e da população.
FEIRA - Durante a feira de ações inovadoras foram expostos diversos projetos desenvolvidos pela Polícia Militar e Bombeiro Militar como Ursinhos do Siate, o Mutirão da Solidariedade, Projeto Bombeiro Na Escola, Projeto Bombeiro Mirim; Projeto Trilha do Fogo; Projeto Patrulha Mirim; Projeto Manual de Instrução à ocorrência virtual projetada com uso de munição alternativa; Projeto Segurança Social; Corpo de Bombeiros Mirim; Projeto Força Verde Mirim; Bola na Rede; Óleo Cidadão, entre outros.
SARMENTO - Durante a sua carreira policial-militar, o coronel Sarmento cumpriu as mais difíceis e arriscadas missões, sempre se destacando. Entrou para a história do Paraná logo em sua primeira missão: o combate de Irani, na Campanha do Contestado, em 1912. A batalha envolveu Paraná e Santa Catarina em disputas fronteiriças. 64 policiais foram cercados por 400 caboclos numa luta “Corpo a Corpo”; Sarmento foi ferido com um golpe de facão na face, perdendo o olho direito, na tentativa de defender seu comandante, coronel João Gualberto.
Mesmo ferido continuou lutando, incentivando seus companheiros a prosseguir, mas desfaleceu no campo de batalha. Tido como morto sobreviveu graças a assistência de uma velha sertaneja. Coronel Sarmento participou de todas as operações revolucionárias no período de 1912 a 1926 e, inclusive, comandou a tropa paranaense na Revolução de 1924. Em 21 de Abril de 1934, Sarmento faleceu no dia de Tiradentes - patrono das Polícias Civis e Militares do Brasil.

PARTICIPANTES DE CAMPO MOURÃO

O Secretário de Segurança Pública, entregou Certificados aos participantes de Campo Mourão na Feira, foto acima Sd QPM 1-0 Devair Domingos, recebe o seu, pela participação do Projeto Óleo Cidadão.

Também foram agraciados com Certificados a Ten QOPM-Luciana Kern e o Sd QPM 1-0-Elias Bezerra.

Nenhum comentário: