domingo, 9 de maio de 2010

A ORAÇÃO CRISTÃ É TRINÁRIA

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Assim começamos nossas orações, invocando a Santíssima Trindade. Na verdade, há ocasiões em que simplesmente fazemos o sinal da cruz, sem dizer nada. Seria uma oração muito curta? Depende da intensidade com a qual a fazemos.

Nesse artigo, abordaremos em poucas linhas a afirmação inicial do nosso texto: a oração cristã é trinitária!

Para nós, cristãos católicos, a maior oração que podemos apresentar a Deus é a Santa Missa. Ela é por excelência uma oração trinitária, oferecida ao Pai, por Jesus Cristo, no Espírito Santo. Já nos ritos iniciais, somos direcionados nesse sentido, quando fazemos o sinal da cruz. No momento em que pedimos perdão por nossos pecados, nos envolvemos no amor trinitário e dizemos: “Senhor (Deus Pai), tende piedade de nós; Cristo, tende piedade de nós; Senhor (Espírito Santo), tende piedade de nós”. As conclusões das orações são explicitamente trinitárias: por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

O prefácio da oração eucarística nos leva à ação de graças por meio de Cristo: “Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso”. No momento da consagração se dá a invocação ao Espírito Santo: “Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito...”. Podemos verificar a harmonia da oração cristã, particularmente da oração eucarística, em torno da Santíssima Trindade.

Essa oração trinitária deve ter aplicação em nossa vida. Somos chamados a permanecer na sublime comunhão com nosso Deus, uno e trino. Se aceitássemos o convite de orar sem cessar, certamente reconheceríamos o valor que nossa vida tem. Em todas as circunstâncias daríamos graças, porque esta é a vontade de Deus em Jesus Cristo a nosso respeito. Não extinguiríamos o Espírito que habita em nós (cf. 1Tessalonicenses 5,17-19). Somos convidados a viver trinitariamente, em profunda e constante comunhão com Deus e com o próximo.

Mas como posso orar sem cessar se tenho que trabalhar, estudar, arrumar a casa, cuidar dos filhos...? Talvez muitos de nós tenhamos o pensamento de que só é possível orar sem cessar nos fechando no quarto, na capela do Santíssimo Sacramento, no alto da montanha, ou ainda na praia, ouvindo o som do mar. Esses, de fato, são lugares privilegiados de oração, mas nem sempre é possível estarmos lá. Às vezes estamos em meio ao caótico trânsito das grandes cidades, na agitação do trabalho, no consultório... ali também é possível orar sem cessar, pois Deus está presente.

“Não sabeis que sois o Templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Coríntios 3,16). Se tivéssemos a plena consciência de que a Santíssima Trindade habita em nós, certamente o mundo seria diferente. Essa diferença aconteceria a partir de nossa vida. Independentemente do lugar onde estivéssemos, estaríamos vivendo uma vida trinitária, ou seja, teríamos consciência de que o Deus uno e trino habita em nós e no próximo. Certamente diríamos menos palavrões, brigaríamos menos, pensaríamos mais antes de ofender alguém. Seríamos mais agradecidos, seríamos mais irmãos.

Quando se fala em orar sem cessar, a intenção é dizer que nossa vida deve ser um contínuo colóquio com Deus, um mergulhar em sua presença. Como diz o salmista: Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos. A palavra ainda não me chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda. (Salmo 138,3-4). Constantemente estamos mergulhados na presença desse Deus uno e trino. Nossa existência é o transbordar do amor trinitário, pois somos frutos do amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Do Mensageiro da Paz.

Nenhum comentário: