sexta-feira, 28 de maio de 2010

TIROTEIO

Dilma diz que Serra incriminou governo da Bolívia sem provas.

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, voltou a comentar nesta sexta-feira a declaração do tucano José Serra de que o governo da Bolívia é “cúmplice” do tráfico de cocaína para o Brasil.

“O aspecto que eu chamo a atenção para que haja prudência, porque estadista não faz isso, é incriminar um governo. Isso é uma coisa diferente de dizer que da Bolívia vem droga. Dizer que da Bolívia vem droga é uma coisa, dizer que a responsabilidade é do governo [boliviano] é outra diferente.”

Segundo ela, não é prudente atribuir culpa sem provas. “Eu acho que é prudente não atribuir sem informações e provas responsabilidades ao governo boliviano. É muito prudente e não é papel de estadista.”

Serra fez as declarações sobre a Bolívia na quarta-feira, quando falava sobre a ideia de criar um Ministério da Segurança Pública caso ele seja eleito sucessor do presidente Lula.

“A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disso. Quem tem que enfrentar esta questão? O governo federal.”

Depois do programa, questionado pelos jornalistas, o pré-candidato do PSDB afirmou que o governo boliviano faz “corpo mole” ao permitir que, “de 80%, 90%” da cocaína que entra no Brasil venha “via Bolívia”.

“É um problema de bom senso. Você acha que poderia entrar toda essa cocaína no Brasil sem que o governo boliviano fizesse, pelo menos, corpo mole? Eu acho que não”, disse Serra, que definiu a afirmação sobre a suposta conivência do governo do presidente Evo Morales com o tráfico de drogas como “uma análise”: “Eu não fiz uma acusação”.

(*) Folha Online e Contra o Vento

Nenhum comentário: