quinta-feira, 20 de maio de 2010

O POBRE JORNALISMO BRASILEIRO. (JORNALISMO DE GAVETA)

É impressionante. Ontem, José Serra(PSDB), ao final de um evento, na condição de candidato à Presidência da República, foi abordado pela "imprensa", na verdade um jornalista de uma emissora estatal, que afirmou que tinha fontes que garantiam que ele iria "acabar com a Bolsa Família". Antes disso, outro repórter perguntou se ele queria um emprego no governo da Dilma, ao propor governar com outros partidos.

Hoje, o que repercute na imprensa é que o candidato tucano se irritou com as perguntas. E não é para se irritar? E nós, leitores e leitoras desta porcaria em que se transformou o jornalismo brasileiro, não nos irritamos todos os dias com a incompetência e a falta de profissionalismo? Da mesma forma, a Vox Populi, ontem, com o aval e apoio da Rede Bandeirantes, finalmente divulgou o lote de pesquisas encomendadas para o Sudeste. Sem a mínima análise, a imprensa está repercutindo os resultados que são totalmente questionáveis e, na verdade, escandalosos, devido à clara e nítida manipulação dos números. Há jornais, como o Valor Econômico, que chegam ao ponto de não ler nada além dos press-releases enviados pelo instituto, pois publicam mentiras, como " Dilma lidera em 7 estados e Serra em 2", retirando Minas Gerais da conta. A imprensa brasileira virou um setor de incompetentes ou mal intencionados. Que credibilidade pode ter uma Rede Bandeirantes, a partir da comprovação de que as pesquisas que encomendou da Vox Populi possuem tantas "inconsistências", para não dizer coisa pior? Ou o Joelmir Betting virou apenas um papagaio a recitar o que lhe ensinam e pagam para dizer? O importante, hoje, para a grande imprensa, pressionada pelos blogs e pela própria internet é "dar a notícia". Pela manhã, basta abrir os jornais e ler o mesmo jornal. Daqui a pouco nos bastará um Granma ou um Pravda. Deveria ser exatamente o contrário, cada jornal produzindo matérias bem analisadas, checadas, confirmadas. Mas para isso seria necessário ter jornalistas fazendo jornalismo. Eles hoje são apenas focas amestradas. Focas vovós de cabelos brancos fazendo média com todo mundo. Foquinhas gostosinhas recém saídas do focódromo da FAAP ou da USP. Não é à toa que os grandões do jornalismo, hoje, são o Datena e a Luciana Gimenez. É o pobre jornalismo brasileiro.

Coturno Noturno e blog do Beto

Nos comentários do vídeo, no You Tube, achei pertinente esta do pedrohcp1: Repórter da TV Brasil, pago com nosso dinheiro, que recebe órdens de Teresa Cruvinel, que por sua vez recebe órdens de Franklin Martins, que recebe órdens de Lula. Esta é a TV isenta deles. Aposto que nenhum repórter oficial da TV Lula iria perguntar a Dilma algo como: É verdade que a senhora ficou com o dinheiro do cofre do Adhemar? É verdade que seu bando matou e torturou inocentes durante a ditadura? É verdade que a senhora mentiu quando afirmava que possuia os títulos de Doutora e Mestra?

2 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ PEDRO.

ALGUM REPÓRTER PODERIA PERGUNTAR A GUERRILHEIRA ONDE ELA METEU O DINHEIRO.
ABS DO BETO

Pedro da Veiga disse...

É isso aí Beto, essa petralha é de lascar...