Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias que quando em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a uréia, potássio sódio e água.
Esse tratamento é feito com a ajuda de um dialisador ou filtro, ele é formado por um
conjunto de pequenos tubos chamados "linhas". Durante a diálise, parte do sangue é retirado do corpo, passa através da linha em um lado, onde o sangue é filtrado e retorna ao paciente pela linha do lado oposto. Atualmente tem havido um grande progresso em relação a segurança e a eficácia das máquinas de diálise, tornando o tratamento bastante seguro. Existem alarmes que indicam qualquer alteração que ocorra no sistema.
A hemodiálise é feita três vezes por semana, com duração de quatro horas cada sessão. Mais isso varia de acordo com o tamanho e a idade de cada paciente, por exemplo adultos de grande porte podem necessitar de um tempo maior. Atualmente, podemos medir a quantidade de diálise e podemos mudar essa quantidade, aumentado ou diminuindo o tempo de diálise, o número de sessões semanais, o fluxo de sangue ou o tamanho do dialisador.
Mas o médico é quem realmente determina a quantidade de hemodiálise que o paciente precisa de acordo com o estado de atividade do corpo, da alimentação e ingestão de líquidos.
Saindo um pouco do assunto para falar sobre líquidos pois um paciente que esta em tratamento não pode tomar muito liquido, alguns copos de agua a mais podem influir no tempo de cada sessão de hemodiálise, e também prejudica certos pacientes que não conseguem urinar.
O objetivo do tratamento é que o paciente esteja sempre se sentindo bem, bem nutrido, livre de inchaço, com a pressão controlada e com os exames de sangue mostrando quantidade aceitável de potássio, uréia, etc.
Vitaminas:
Algumas vitaminas perdem-se durante a diálise. A ingestão de vitaminas repõe o seu nível.
Acetato ou Carbonato de Cálcio:
Fornece um suplemento de cálcio, além de evitar a absorção do fósforo e diminui a acidose do sangue. Reduzindo a absorção de fósforo evita-se a doença óssea do doente renal.
Ferro:
Para melhorar a anemia.
Eritropoetina:
Para aumentar a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea e corrigir a anemia.
Vitamina D ativada (calcitriol):
Para aumentar a absorção intestinal de cálcio e melhorar a mineralização dos ossos.
Anti-hipertensivos:
Os pacientes com hipertensão arterial que não baixa depois da sessão de diálise necessitam de medicação para controlá-la.
O médico indicará qual é o mais adequado para cada paciente.
Qualquer desses medicamentos, até os considerados mais inócuos, tomados sem controle médico, podem ter efeitos desastrosos. Por isso, é absolutamente imprescindível que cada paciente siga as instruções de seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário