sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ITAMAR PREGA FIM DA REELEIÇÃO E CANDIDATURA DE CIDADÃO SEM PARTIDO NA REFORMA POLÍTICA

Por Jorge Serrão-(Alerta Total)

A tal da reforma política, que nem Deus sabe como sairá e se sairá realmente do papel, pelo menos ganha uma importante contribuição retórica. O fim da reeleição, que é fonte de corrupção, e a inovadora possibilidade de alguém poder se lançar candidato sem ser filiado a um partido político são ideias defendidas pelo senador Itamar Franco (PPS-MG). O ex-presidente da República lança uma boa polêmica sobre um tema que se arrasta há mais de dez anos no Congresso.
Itamar é um dos 11 convidados pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para integrar a comissão que pretende elaborar um projeto de reforma política em 45 dias. Além de Itamar, Sarney escalou os senadores Fernando Collor de Mello (PTB-AL), Aécio Neves (PSDB-MG), Demóstenes Torres (DEM-GO), Roberto Requião (PMDB-PR) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). A comissão será presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) – que é defensor do voto distrital – outro ponto polêmico da tal “reforma”.
Itamar Franco adiantou ontem que considera "incompatível" para um membro do Executivo disputar um cargo como candidato enquanto está no poder. A corrupção envolvida neste processo é um motivo alegado por Itamar para acabar com a regra que permitiu dois mandatos seguidos para FHC e Lula: "Pode ter mandato de cinco anos, tudo bem. Mas quebrar a tradição constitucional brasileira? É uma linha invisível entre estar no cargo e na campanha. Leva o país à corrupção".
Itamar também pretende sugerir na reforma a possibilidade de "candidaturas avulsas". O argumento de Itamar: "Vivemos uma ditadura de partidos. O jovem que hoje ingressar em um partido vai ter muitas dificuldades. Os partidos são dominados por cúpulas". O senador mineiro enfrentará a resistência da petralhada, defensora do oligárquico voto em lista partidária.
Imagem da Internet - fotoformatação (PVeiga).

Nenhum comentário: